Prefeito dá posse a secretariado e expede 24 ordens de serviço

Reunião ocorreu nesta segunda-feira (2) e contou com presença de vereadores e transmissão ao vivo pela Internet

Por Paola Vieira | 3/1/2017

Pelo primeiro dia útil no Executivo praia-grandense em 2017 já é possível perceber que os próximos quatro anos de governo serão de muito trabalho e cobrança de resultados. Durante reunião na qual deu posse ao secretariado e contou com a presença dos vereadores, o prefeito de Praia Grande fez determinações aos secretários e assinou 24 ordens de serviços em diversas áreas como obras, saúde, serviços urbanos e cultura. O encontro, que durou cerca de três horas, ocorreu nesta segunda-feira (2).

A reunião foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura pela primeira vez na história do Município. O chefe do Executivo municipal iniciou o encontro solicitando que secretários e vereadores tenham senso de responsabilidade com foco no coletivo, estabelecendo prioridades, agindo com empreendedorismo e inovação. “É preciso identificar quais são os problemas, as causas deles e as propostas inovadoras para solucioná-los. Ser empreendedor é fundamental para ter criatividade e condições de inovação”.

Entre as determinações para o secretariado está o que o prefeito denominou de projeto ARA (Avaliação para Rever Atribuições), no qual pediu que cada responsável pela pasta faça uma análise conjuntural das secretarias visando otimizar a prestação de serviços públicos e a capacidade de investimento da sociedade, sem aumentar impostos.

“Conversem com seus colaboradores e olhem todas as estruturas, desde a maior para a menor. Analisem a estrutura, não as pessoas, vejam o que pode ser mudado, fundido sempre para melhorar a prestação de serviço para a sociedade. Precisamos cada vez mais estreitar a relação poder público e população”, disse o prefeito, ressaltando que, mesmo com o cenário cauteloso, a Administração vai trabalhar contra a crise fazendo ajustes ficais necessários para continuar com investimentos, inclusive em busca de convênios como fonte de receita e também de parcerias público/privada.

Das 24 ordens de serviços assinadas, a Secretaria de Obras ficou com 14 determinações. Entre os trabalhos estão o início das obras de readequação hidráulica da galeria Ocian; de revitalização urbanística da Avenida Vicente de Carvalho (Ocian); implantação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), pavimentações de diversas ruas do jardim Marília (Vila Sônia) e da Avenida Ana Nery (Sítio do Campo), e canalização, retificação e revestimento dos canais dos Japoneses e Vila Sônia.

Com ordem para início de procedimentos licitatórios estão as reurbanizações da Rua José Martins de Souza (Sítio do Campo), Praça Duque de Caxias (Canto do Forte), revitalização urbanística de ruas do bairro Antártica, urbanização, pavimentação e drenagem de ruas do Complexo Administrativo (Mirim). Entre os estudos técnicos solicitados estão a pavimentação e drenagem de diversas vias do bairro Melvi, requalificação do sistema viário da Via do Cidadão, composta por diversas ruas nos bairros Esmeralda, Melvi, Samambaia e Ribeirópolis.

Distribuídos para outros setores estão os inícios dos estudos técnicos para ampliação das Unidades de Saúde da Família (Usafas) Guaramar e Tude Bastos; reforma das Usafas nos bairro Quietude, Mirim, Melvi e Ribeirópolis; construção do Centro Pop e reforma do imóvel que abriga a Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira (Vila Sonia), reurbanizações das praças Nossa Senhora de Fátima (Caiçara) e Dr. Roberto Andraus (Ocian), da Avenida do Trabalhador e revitalização do calçadão da orla da praia do Mirim ao Solemar. Foi determinado ainda o início dos procedimentos licitatórios para revitalização da área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida como Portinho.

O secretariado municipal é composto por Marcelo Kameiya (Administração), Esmeraldo Vicente dos Santos (Cultura e Turismo), Nanci Solano (Educação), Eduardo Pádua Soares Jardim (Esportes), Roberto Lopez (Finanças), Maura Ligia Costa Russo (Governo), Anderson Mendes (chefe de Gabinete), Antonio Eduardo Serrano (Habitação), Eloisa Ojeas Gomes Tavares (Obras), Nélio Dell’Artino (Planejamento), Gisele Domingues (Promoção Social), José Américo Franco Peixoto (Segurança), Francisco Jaimez Gago (Saúde), Katsu Yonamine (Serviços Urbanos), Marcelo Afonso Prado (Trânsito), Raquel Auxiliadora Chini (Transporte), Alexander Ramos (Urbanismo) e Edmilson de Oliveira Marques (Procuradoria Geral).