EM Circe Toschi atende até 900 novos alunos em Educação Infantil

Solenidade de entrega da unidade ocorreu nesta quarta-feira (18)

19/1/2017

Foto Indisponivel

Com capacidade de receber até 900 crianças, com idade de 4 meses a 5 anos, foi inaugurada nesta quarta-feira (18) a EM Circe Sanchez Toschi, no Bairro Aviação. Com o novo equipamento, a Secretaria de Educação amplia o atendimento em Educação Infantil, sala de aula e creche. A entrega da unidade marca também a homenagem a uma das personalidades responsáveis pela emancipação político-administrativa da Cidade, dona Circe, como era conhecida.

As aulas na nova unidade de ensino começam junto com as demais escolas do Município, dia 6 de fevereiro. Com a EM Circe Sanchez Toschi, Praia Grande chega a 73 equipamentos voltados para o ensino regular. “Chegamos em um patamar de qualidade em infraestrutura da nossa rede municipal de ensino. Independentemente do bairro, o serviço oferecido é o mesmo”, afirmou o prefeito.

“Ao longo dos últimos anos, à frente da Administração Municipal, conseguimos passar para a equipe a nossa forma de pensar sobre a necessidade de oferecer um ensino de qualidade. Percebo que essa ideia já foi abraçada por todos envolvidos”, completou o prefeito. “Agora temos de manter o que já conquistamos para, assim, continuar a evoluir. Foi pensando desta forma que hoje temos um sistema de ensino público elogiado em todo o país”.

A secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, aproveitou para destacar o comprometimento de todos os envolvidos na construção da EM Circe Sanchez Toschi. “Ao conhecer cada canto dessa unidade, os pais e responsáveis perceberão o carinho e a dedicação de cada funcionário que participou no desenvolvimento dessa unidade. Prova disso, é esse primor de espaço que entregamos hoje”.

Estrutura - A EM Circe Sanchez Toschi foi erguida em terreno com área total de 2.366,93 metros quadrados (m²). Ao todo, a unidade conta com 4.045,27 m² de área construída, dividida em dois pavimentos. No térreo ficarão a parte administrativa, com secretaria, salas de direção, de assistente de diretor e dos professores e arquivo morto.

Também no térreo, ficarão oito salas de aula e uma de informática. Além disso, o espaço contará com dois vestiários, uma quadra de recreação, sanitários (feminino e masculino), depósito, refeitório, cozinha e despensa.

Na parte superior, 1º andar, ficarão os alunos atendidos em turmas de creche. Para isso, neste setor, foram construídas nove salas, três solários, dois banheiros (um feminino e outro masculino), refeitório, copa com lactário e rouparia.
Patrona – Circe Sanchez Toschi nasceu em 10 de janeiro de 1922, em São Paulo. Filha de Heitor Sanchez e Othilia Ribeiro Sanchez passou a frequentar Praia Grande em 1925 com o pai, que iniciava o loteamento hoje conhecido como Bairro Guilhermina.

Em 1941, iniciou a Faculdade de Filosofia, não concluindo o curso por ingressar no serviço público, trabalhando no Departamento de Correios e Telégrafos como postalista. Ainda em São Paulo, casou-se com Oswaldo Toschi, em 1944. Mudou-se para Praia Grande em 1946 já com a filha Suely pequena. Nesta época, o bairro de São Vicente era bastante isolado.

Sempre acompanhou o marido Oswaldo em sua carreira política como vereador de São Vicente e idealizador da emancipação de Praia Grande, que aconteceu em 1967. Através de diversas ações filantrópicas e políticas, passou a atuar de forma incessante na sociedade.

Fundou a Associação de Caridade Santa Rita de Cássia (1967), foi presidente da Sociedade de Assistência à Infância em São Vicente, fundadora do Movimento de Arregimentação Feminina (São Vicente), Grupo de Bandeirantes de Praia Grande, entre outros.

Em 1969, candidatou-se a prefeita de Praia Grande, sendo a primeira mulher a concorrer ao cargo do Executivo. Em 75, recebeu o título de cidadã honorária do Município, através da Câmara de Vereadores.

Em 1992, concluiu o Curso de Extensão Universitária para a Terceira Idade, na Universidade Católica de Santos, e no ano 2000, publicou seu primeiro livro, “Memórias de Praia Grande”. Em 2003, o livro foi repaginado e publicado novamente com o título “Praia Grande Antes da Emancipação”. Ainda publicou o livro “Andanças de uma Vida”, em 2006.