Paisagismo da Praça da Paz passa por manutenção

Ação na praça, localizada no Boqueirão, seguirá até sexta-feira (17)

7/3/2017

Um dos principais pontos turísticos de Praia Grande, a Praça da Paz, que reúne bustos gigantes de importantes figuras da história mundial, está passando desde terça-feira (7) por manutenção em seu paisagismo, com podas nas áreas do jardim e floreiras, reforma de trechos de alvenaria, relocação e o replantio de espécimes. O trabalho na praça, localizada entre as Avenidas São Paulo e Brasil, no Bairro Boqueirão, está sendo realizado pelo Departamento de Manutenção Ambiental da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e deve ser finalizado até sexta-feira (17).

O local, que antes contava com espelhos d’água, atualmente tem em todo o seu entorno jardins temáticos com pedras, plantas rasteiras e flores. O trabalho está sendo realizado em duas etapas pela equipe de manutenção. A primeira, que deve ser finalizada até dia 10 de março, conta com a jardinagem do trecho (com retirada de ervas daninhas, limpeza do entorno e corte de mato). Já na próxima semana será iniciado todo o tratamento paisagístico do local, com preparação e fortalecimento da terra e plantio de novos espécimes.

De acordo com o diretor do Departamento de Manutenção Ambiental da Sesurb, Marcelus Conde, o trabalho paisagístico é de vital importância nos centros urbanos. “Hoje o paisagismo se funde às construções, embelezando os projetos arquitetônicos e, no caso da Praça da Paz, as esculturas existentes no local. E o trabalho não vai parar neste local e a intenção é realizar constantes manutenções em todas as áreas verdes da Cidade”.

Ainda segundo Conde, ação semelhante será realizada nos próximos dias também ao longo das marginais da Via Expressa Sul. “Nestes locais vamos realizar alguns reparos, com podas e retiradas de espécimes que estão danificando o paisagismo e as plantas já existentes nestes locais. Além disso, precisaremos realocar alguns coqueiros que futuramente poderão atrapalhar a iluminação pública nas vias”.

Praça da Paz – O local é um espaço com sete esculturas assinadas pelo artista plástico Gilmar Pinna e realizadas em aço inox representando personalidades históricas: Sérgio Vieira de Melo, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela. Moradores e turistas podem além de passear ao redor da praça e podem entrar nas esculturas, que são ocas. Dentro das estátuas existe uma descrição de cada personagem.

Pela localização da praça, estima-se que o local seja o segundo ponto turístico mais visitado da Cidade, perdendo somente para as praias. Além disso, o trecho e suas esculturas são atualmente patrimônio cultural de Praia Grande, e tem valor simbólico e histórico. A Cidade tem outras duas esculturas de Gilmar Pinna instaladas na entrada da Cidade: os bustos dos jornalistas Roberto Marinho e Júlio de Mesquita, dispostos na Rotatória A Tribuna.