Brasília e Curitiba são as sedes dos Jogos Escolares da Juventude
Praia Grande esteve na disputa para sediar o evento
3/4/2017
Foto Indisponivel
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu as cidades-sedes dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). A disputa de 12 a 14 anos ocorre de 12 a 21 de setembro, em Curitiba, no Paraná. Já a competição de 15 a 17 anos acontece de 16 a 25 de novembro, em Brasília, Distrito Federal. Representando o Estado de São Paulo, o município de Praia Grande - juntamente com Santos - era candidato a sede do evento nacional.
"O COB deu preferência para duas capitais. São localidades com grande infraestrutura e suporte financeiro. Foi a primeira vez que nos candidatamos e isso também pode ter pesado na balança", afirmou o secretário de Esporte e Lazer de Praia Grande José Carlos de Souza. "Todavia, tenho certeza, que estávamos aptos a sediar esta competição, pois possuímos as acomodações de alojamento adequadas por meio das Colônias de Férias, temos um parque esportivo de alto nível técnico e reais condições de criar uma Vila Olímpica. Num futuro próximo, voltaremos a pleitear o recebimento dos Jogos Escolares da Juventude".
Em março, as instalações e a infraestrutura esportiva de Praia Grande foram vistoriadas por integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB): Edgar Hubner (gerente geral de juventude e infraestrutura do COB), Arthur Henrique Correa (gerente de esporte dos JEJ), André Mattos (representante do COB) e Cassius Ricardo Duran (embaixador dos JEJ). Em Praia Grande, a equipe observou a pista de atletismo, Palácio das Artes, kartódromo, Instituto Neymar Júnior, Centro de Excelência de Judô (Tupi), Ginásios da Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL (Tupiry), Falcão (Mirim), Magic Paula (Antártica), Mirins III (Canto do Forte), Rodrigão (Tupi), e dos Bairros Caiçara, Samambaia e Sítio do Campo.
Os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de três mil desportistas de todo o país, em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Dados - A competição começou em 1969, com organização do Ministério do Esporte e denominada na época de Jogos Estudantis Brasileiros. De 1976 a 2004, passou a ser chamada de Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Na década de 1990, a Lei Agnelo/Piva (10.264/01) estabeleceu o repasse de 10% dos recursos destinados as loterias para os Comitês Olímpico e Paraolímpico visando uma maior difusão do desporto escolar.
Em 2005, a competição trocou de nome mais uma vez, tornando-se Olimpíadas Escolares. No ano seguinte, passou a ser denominada Jogos Escolares da Juventude. O evento integra alunos da rede pública e privada do país, envolvendo milhares de jovens de 12 a 14 e 15 a 17 anos. Para participar do evento é necessário passar por seletivas municipais e estaduais até chegar à etapa nacional, em que os atletas escolares representam a escola de origem.
Entre os objetivos da competição estão fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte; e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos.
"O COB deu preferência para duas capitais. São localidades com grande infraestrutura e suporte financeiro. Foi a primeira vez que nos candidatamos e isso também pode ter pesado na balança", afirmou o secretário de Esporte e Lazer de Praia Grande José Carlos de Souza. "Todavia, tenho certeza, que estávamos aptos a sediar esta competição, pois possuímos as acomodações de alojamento adequadas por meio das Colônias de Férias, temos um parque esportivo de alto nível técnico e reais condições de criar uma Vila Olímpica. Num futuro próximo, voltaremos a pleitear o recebimento dos Jogos Escolares da Juventude".
Em março, as instalações e a infraestrutura esportiva de Praia Grande foram vistoriadas por integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB): Edgar Hubner (gerente geral de juventude e infraestrutura do COB), Arthur Henrique Correa (gerente de esporte dos JEJ), André Mattos (representante do COB) e Cassius Ricardo Duran (embaixador dos JEJ). Em Praia Grande, a equipe observou a pista de atletismo, Palácio das Artes, kartódromo, Instituto Neymar Júnior, Centro de Excelência de Judô (Tupi), Ginásios da Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL (Tupiry), Falcão (Mirim), Magic Paula (Antártica), Mirins III (Canto do Forte), Rodrigão (Tupi), e dos Bairros Caiçara, Samambaia e Sítio do Campo.
Os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de três mil desportistas de todo o país, em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Dados - A competição começou em 1969, com organização do Ministério do Esporte e denominada na época de Jogos Estudantis Brasileiros. De 1976 a 2004, passou a ser chamada de Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Na década de 1990, a Lei Agnelo/Piva (10.264/01) estabeleceu o repasse de 10% dos recursos destinados as loterias para os Comitês Olímpico e Paraolímpico visando uma maior difusão do desporto escolar.
Em 2005, a competição trocou de nome mais uma vez, tornando-se Olimpíadas Escolares. No ano seguinte, passou a ser denominada Jogos Escolares da Juventude. O evento integra alunos da rede pública e privada do país, envolvendo milhares de jovens de 12 a 14 e 15 a 17 anos. Para participar do evento é necessário passar por seletivas municipais e estaduais até chegar à etapa nacional, em que os atletas escolares representam a escola de origem.
Entre os objetivos da competição estão fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte; e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos.