Crianças e idosos se unem em homenagem aos índios

Núcleo Cultural Tupi promove apresentações de danças e músicas indígenas

20/4/2017

Xavantes, Tapajós, Caetes, Tupã, Bororós, Apinajés, Carimbó. Estas e muitas outras palavras indígenas dão nome às ruas do Bairro Tupi, um dos mais tradicionais de Praia Grande. Localizado nesta região da Cidade, o Núcleo Cultural Tupi, do programa SuperEscola, não deixou passar a oportunidade de homenagear os índios pelo seu dia, comemorado ontem (19). A unidade - que oferece cursos de musicalização, dança e violão - realizou um evento recheado de músicas e danças, apresentados pelos alunos do polo em parceria com os idosos do Conviver Tupi, que fica no mesmo prédio do Núcleo Cultural.

Devidamente paramentados com adereços indígenas, crianças e idosos cantaram músicas em tupi-guarani e apresentaram danças inspiradas nos rituais e movimentos indígenas, arrancando aplausos do público que lotou o espaço. Entre uma apresentação e outra, alunos ou professores apresentaram informações sobre os indígenas.

A diretora Do Núcleo Cultural, Luciana Rocha, explicou que a apresentação envolveu um trabalho prévio de pesquisa. “Houve um resgate da cultura indígena e da história das etnias que dão nomes às ruas do bairro. Aqui, os alunos não apenas aprendem música e dança, mas também recebem subsídios culturais para sua formação”, afirmou, acrescentando que os alunos também doaram alimentos para serem levados para a tribo Paranapuã, que habita a região.

Prestigiando o evento, o prefeito Alberto Mourão elogiou o trabalho e destacou a importância de se fazer uma reflexão sobre a data. “Com apenas dois meses de funcionamento, esse espaço já fez esta bela apresentação e está cumprindo seu papel de unir as crianças e a terceira idade. Muitas datas importantes acabam não tendo, às vezes, a devida reflexão sobre sua importância. Vemos que aqui houve um trabalho de aprofundamento sobre o tema e isso é muito interessante, pois os índios nos trazem lições de vida, como a consciência coletiva e o respeito ao meio ambiente”.

Também presente no evento, a secretária de Educação, Nanci Solano, destacou a interação de crianças e idosos. “Foi um evento muito bonito e uma oportunidade que os alunos tiveram de mostrar toda sua criatividade e habilidades, em conjunto com a terceira idade. Desde a inauguração desse espaço, se falou na questão intergeracional, na possibilidade de crianças e idosos estarem interagindo. Esse tipo de iniciativa ensina a criança a respeitar e valorizar o idoso, se conscientizando de sua importância. E se traçarmos um paralelo, vemos que isso ocorre na cultura indígena, onde os idosos são considerados pessoas sábias e importantes. Esse resgate é muito importante e singular”.

Frequentando o Conviver Tupi desde a inauguração, Odete Leme estava muito feliz por ter participado da dança com as crianças. “Foi muito bom ter participado! Durante os ensaios fomos tratados com muito carinho pelas crianças e essa integração é maravilhosa! No Conviver, não me sinto com 62 anos, me sinto com muito menos, pois o trabalho que existe aqui aumenta nossa autoestima. Estou muito feliz!”

SuperEscola – Inaugurado no início do ano, o Núcleo Cultural Tupi faz parte do programa SuperEscola Cultural, que oferece aulas esportivas e culturais no contraturno escolar. Vinculado ao Departamento de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc), o programa atende estudantes de 7 a 14 anos, de escolas públicas ou particulares, focando suas atividades não apenas na aquisição de habilidades, mas também na promoção de valores e integração entre os estudantes.

Conviver – Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no atendimento. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há mais de 20 anos. O Conviver Tupi é a oitava unidade do programa. As outras estão localizadas nos bairros Boqueirão, Caiçara, Ocian, Guilhermina, Antártica, Samambaia e Sítio do Campo, onde são oferecidos entretenimento e atividade física. Mais de 4 mil pessoas já passaram pelo Programa Conviver.