Jogos Regionais - Cidade faz homenagem a campeão olímpico

Poliesportivo da Tupi receberá domingo o nome de Rodrigão

Por Ana Flávia Scarelli | 21/7/2005

“Ele não acreditou quando recebeu o convite”. Com essas palavras, Daniela Simões Santana, esposa do jogador Rodrigão, da Seleção Brasileira de Vôlei, campeã olímpica, explicou a reação do meio de rede ao receber o convite para ‘batizar’ um dos dois ginásios poliesportivos de Praia Grande construídos para a 49ª edição dos Jogos Regionais, o Centro Esportivo Rodrigão.
Para a Cidade, a homenagem é mais do que justa. Segundo Daniela, que é natural de Santos, foi o próprio jogador que escolheu Praia Grande para morar. “Ele passava férias e finais de semana na Cidade quando morava em São Paulo. E desde pequeno já jogava nas areias de Praia Grande”, contou.
Agora, seu nome ficará gravado na história de Praia Grande. O Centro Esportivo Rodrigão, é uma das obras que mais receberam atenção da Administração. O novo poliesportivo faz parte das instalações da Escola Municipal José Padim Mouta. Mas, pela grandiosidade, é um equipamento à parte. Construído na Avenida Presidente Kennedy, entre as ruas Arari e Jauperis em terreno de mais de 4 mil m², teve sua arquitetura idealizada pelo Departamento de Projetos Especiais da Prefeitura.
O maior destaque da obra é, sem dúvida, a quadra poliesportiva. Com 800 m² (40mX20m), é revestida com sistema de piso de madeira flutuante, que absorve impactos e garante menos riscos de lesões para atletas. O Rodrigão tem 2.600 m² de área construída e arquibancada para mil pessoas, com cerca de 400 m², além de salas de múltiplo uso e depósitos, hall de acesso, bebedouros e telefones públicos. O ginásio é inovador até em sua cobertura. O telhado e fechamentos laterais usam telhas autoportantes.
O centro esportivo tem vestiários feminino, masculino e para deficientes, além de salas de caratê e judô. A área administrativa sta dividida em dois pisos: no primeiro ficam as salas de administração, arquivo, copa, lavanderia e sanitários. No segundo, as salas de som, de Imprensa e ainda um terraço descoberto.
Inauguração – O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, José Carlos de Souza, marcou a data de inauguração para o próximo domingo (24), às 11 horas. O atleta já confirmou sua presença.
Rodrigo participa também da abertura oficial dos Jogos, sábado (23), às 19 horas, no Centro de Convenções do Município, próximo ao Portal de Entrada da Cidade. O atleta acenderá a pira com a tocha olímpica e entrará em cena acompanhado por atletas praiagrandenses que se destacaram na última temporada.
Perfil – Rodrigo Santana tem 26 anos e, além da medalha de ouro em Atenas-2004, já foi campeão do Campeonato Mundial (2002), da Copa do Mundo (2003) e da Liga Mundial (2001, 2003, 2004 e 2005). Nascido na capital paulista, o meio de rede da seleção brasileira de vôlei tem 2,05 metros de altura e pesa 85 quilos.
Nos clubes, o jogador se destacou no Suzano e no Banespa, times com os quais chegou duas vezes ao vice-campeonato da Superliga, nas temporadas 1998/99 e 2001/2002, respectivamente. Depois de atuar por uma temporada no vôlei italiano, na equipe do Ferrara, Rodrigão voltou ao time de Suzano. Hoje, o homenageado de Praia Grande é considerado pelo técnico Bernardinho o melhor atleta da atualidade em sua posição.
Daniela disse que toda a família do atleta vibrou com a homenagem. “Rodrigo está muito feliz. E ele feliz, nos deixa mais felizes ainda”.