Inédito: Praia Grande recebe primeira reunião do Proler fora da Unisanta

Evento foi realizado nesta quinta-feira (1º), no Auditório Roberto Marinho

2/6/2017

Nesta quinta-feira (1º), a Secretaria de Educação (Seduc) conseguiu um feito inédito referente ao Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Baixada Santista, o Proler. Em mais de 20 anos de existência, pela primeira vez, o encontro mensal do grupo ocorreu fora das dependências da Universidade Santa Cecília (Unisanta), responsável pela iniciativa na região. O local escolhido para iniciar essa trajetória itinerante foi o Auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim), em Praia Grande.

Representante do Município nos encontros e oficinas do Proler, a assistente técnica pedagógica (ATP) da EM Carlos Roberto Dias, Roberta Teixeira de Araújo Santos, foi a grande responsável pela realização dessa iniciativa inédita. Durante as reuniões, a docente conversou e alinhavou com a coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Núcleo- Baixada Santista, Conceição Dante, a vinda do programa.

Com pouco mais de duas horas, o evento em Praia Grande contou com uma programação para lá de especial. O ponto alto ficou por conta da explanação do projeto História e Traços de Praia Grande, apresentado pelos historiadores Mônica Rodrigues e Rafael Silva e Silva. A dupla explicou como surgiu a ideia de fazer o muro grafitado na entrada da Cidade e detalhou a proposta usada para escolher as imagens retratadas.

Mais duas atividades completaram a programação da reunião do Proler no Município. Uma foi a apresentação teatral da peça “O Mágico de Oz”. A releitura criada pela professora Célia Meneses contou com a encenação dos alunos da EM Porto das Artes. As contadoras de histórias Tatiana Félix e Sandra Afonso também abrilhantaram o evento com contos dos mais variados.

Encantada com tudo que pôde acompanhar a coordenadora do Proler na Baixada Santista destacou a iniciativa da Secretaria de Educação de Praia Grande e agradeceu pela recepção. “Tudo isso foi possível graças a ideia e o convite feito pela nossa colega Roberta. Vocês estão de parabéns. Pela organização, pelo carinho e pelo respeito com cada um de nós hoje”, parabenizou Conceição Dante.

Presente no evento, representando a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, enfatizou sobre a importância de momentos como a reunião do Proler. “São oportunidades que nos permitem compartilhar ideias e ações desenvolvidas em cada Município. Precisamos alimentar o gosto pela leitura e, por isso, ficamos lisonjeados em receber um evento dessa magnitude em nossa Cidade”.