Professor utiliza Bossa Nova para ensinar gênero textual

Projeto foi realizado na EM Roberto Mário Santini

19/6/2017

Foto Indisponivel

Alunos do 7º ano ‘A’ da EM Roberto Mário Santini aprenderam sobre o gênero textual Biografia de uma forma diferente: estudando os ícones da Bossa Nova dos anos 60 e 70. O trabalho, desenvolvido ao longo de um mês, foi concluído na semana passada com uma apresentação para pais, equipe escolar e outros estudantes. O resultado foi um evento regado por música de Tom Jobim, Carlos Lyra, Nara Leão, Elis Regina, Chico Buarque, Elza Soares, Roberto Menescal e Toquinho.

O professor de Língua Portuguesa Leandro Gonzaga Rodrigues conta como surgiu o projeto. “Sempre que tenho oportunidade, gosto de atrelar música aos projetos. Nesse caso, ao invés de ensinar sobre a estrutura do gênero Biografia de um modo tradicional, eu propus aos alunos: ‘Vamos conhecer um período fértil musicalmente, que são os anos 60 e 70, estudando a biografia dos principais artistas da Bossa Nova’”, detalhou. “Além de ensinar o conteúdo da Língua Portuguesa, o projeto agregou conhecimento aos alunos, ampliando seu repertório cultural”.

Cada grupo estudou a biografia de um cantor e confeccionou um cartaz que, além dos textos, foi adornado com imagens apresentadas sob a forma de mosaicos feitos de caixinhas, palitos e outros materiais, o que acrescentou ainda mais atividade artística ao projeto. Além disso, os estudantes conheceram as músicas do cantor escolhido e apresentaram algumas músicas ao público. “Achei genial o projeto, porque agrega cultura e conhecimento às crianças, que não tinham noção de como eram as músicas do passado e através deste projeto passaram a conhecer. Na minha filha, o projeto despertou o gosto por uma música de qualidade, que é cada vez mais rara hoje em dia”, comentou Márcia Conceição de Oliveira, mãe da Sofia, de 11 anos.

A estudante Ana Júlia Viriato, de 12 anos, estudou a vida de Chico Buarque. “Aprendemos o quão importante é a Bossa Nova, que foi o berço da música brasileira. Nas músicas de hoje, não vemos mais a linguagem dessa época”. A aluna Yasmim Gabriele, também de 12 anos, estudou a biografia de Roberto Menescal. “Percebo que as músicas dessa época tinham mais conteúdo, passavam uma mensagem legal, era uma cultura bonita. Eu nunca tinha escutado e agora eu quero mostrar pra outras pessoas que esse tipo de música existe”.

A assistente técnica pedagógica (ATP) da escola, Cátia Guela, comentou do orgulho que tem do professor Leandro, que já foi seu aluno no Ensino Fundamental. “Tenho orgulho de ter sido professora dele, plantado coisas boas na sua vida e hoje, poder trabalhar ao seu lado e ver que ele também está plantando sementes que terão resultado lá no futuro. Espero que ele possa se orgulhar dos alunos dele, lá na frente, assim como eu tenho orgulho do professor que ele se tornou”.