PG recebe torneio de vôlei escolar

Disputa movimenta Ginásio Mirins III

21/6/2017

Nesta quinta-feira (22), a partir das 12 horas, no Ginásio Mirins III (Rua Maurício José Cardoso, 1340, Canto do Forte), ocorre o torneio de vôlei masculino e feminino, categoria infantil (15 a 17 anos), fase inter-diretorias (reúne escolas integrantes da Diretoria de Ensino de São Vicente (DESV): das cidades de Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe), dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).

No futsal, as equipes mirins (13 e 14 anos) feminina e masculina da Escola Estadual Rubens Paiva (Bairro Samambaia) qualificaram-se para a fase final do JEESP que ocorre de 10 a 20 de agosto em Indaiatuba. O mesmo ocorreu com os meninos e meninas do tênis de mesa mirim da EE Professora Magali Alonso (Tupiry). O evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) com apoio das Secretarias Estaduais de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Regras - Segundo o regulamento oficial da disputa, o JEESP é realizado em quatro categorias pré-mirim (até 12 anos), mirim (13 e 14), infantil (15 a 17) e juvenil (18). Para alunos com deficiência física, intelectual e visual, há as divisões A (12 a 14 anos) e B (15 a 17).

Disputam-se as modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; e para pessoas com deficiência (PcD): bocha, futebol de cinco e sete; goalball, basquete e tênis em cadeiras de rodas e vôlei adaptado.

A competição é dividida em quatro etapas. Na primeira, participam apenas escolas estaduais (inclusive as técnicas). Na segunda, disputam instituições de ensino municipais, privadas e técnicas federais. Na terceira, todas as unidades escolares são envolvidas. Na quarta, reúnem-se os campeões das etapas anteriores.

Além das etapas, há a divisão por fases. A primeira fase do torneio é a inter diretorias que reúne escolas representadas pela Diretoria de Ensino (DE) local; no caso de Praia Grande, a Diretoria de Ensino de São Vicente (DESV) que reúne ainda as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A segunda fase é a regional que aglutina os times vencedores da DESV com os da DE de Santos (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) e DE de Registro (Registro, Barra do Turvo, Cajati, Iguape, Jacupiranga, Paraquiera-Açu, Eldorado, Sete Barras e Cananéia).

Nos esportes coletivos, os vencedores das etapas regionais classificam-se diretamente para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional (antiga Olimpíada Brasileira Escolar). Já nas modalidades individuais (como atletismo e natação, por exemplo), eles qualificam-se para a Seletiva Escolar Estadual. Passando por mais esta etapa, eles avançam ao JEJ.