Joguinhos: PG conquista 39 medalhas e três títulos coletivos

Delegação da Cidade compete em Presidente Prudente

3/7/2017

A delegação de Praia Grande encerrou no último domingo (2), em Presidente Prudente, a participação na fase final dos 34º Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos, competição sub-19 regida pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). Sob comando do diretor de divisão de Treinamento, Esporte de Competição da SEEL, Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão, o grupo municipal representou a seleção da Diretoria Regional (DREL) de Santos.

No total, foram conquistadas 39 medalhas (13 ouros, 14 pratas e 12 bronzes) pelos atletas da Cidade. Por equipes, a feminina de judô sagrou-se campeã geral, assim como as de ginástica artística feminina livre e masculina sub-16. Os times masculino de handebol e feminino de tênis de mesa de Praia Grande ficaram nas quartas colocações. O de basquete masculino terminou na quinta posição. A turma de ginástica rítmica desportiva terminou em sexto lugar. O grupo masculino de judô foi o oitavo melhor. A seleção feminina de atletismo fechou em 14º lugar e a masculina em 30º.

Dados - Os competidores municipais qualificaram-se para a fase final dos Joguinhos após vencerem as etapas sub-regional e regional. Na sub-regional (envolve apenas times da Região Metropolitana da Baixada Santista), as equipes jogaram todas contra todas, em sede única. A que obteve mais pontos avançou para a fase regional (reúne os vencedores da sub-regional e do Litoral Sul). Nas disputas individuais, os dois primeiros colocados de cada prova qualificaram-se. No judô, apenas o campeão avançou. Os vencedores da regional qualificaram-se para a final estadual, a qual reuniu as 12 cidades campeãs regionais mais a delegação do município-sede.

Vale frisar que na final estadual, os atletas e times de Praia Grande integraram a seleção da Diretoria Regional (DREL) de Santos. Isto porque a SELJ realiza esta disputa entre 14 Diretorias do Estado. São elas: Santos, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Campanhas - Confira a campanha da delegação de Praia Grande na fase final dos 34º Jogos Abertos da Juventude:

Ginástica artística - As seleções feminina e masculina de ginástica artística de Praia Grande sagraram-se campeãs gerais. Foi o quarto título consecutivo (2014 a 2017) dos meninos da Cidade. Individualmente, foram obtidas 32 medalhas (10 ouros, 12 pratas e 10 bronzes).

Na masculina, houve disputas das categorias infantil (até 16 anos) e livre (17 a 19). A turma de Praia Grande foi campeã na infantil. Individualmente, foram 21 subidas no pódio (sete ouros, sete pratas e sete bronzes), ou seja, o time municipal ganhou todas as medalhas em disputa. Primeiras colocações para Ytallo Machado Loria no solo, argolas, salto sobre a mesa, barras paralelas simétricas, cavalo com alças e individual geral; e Jedson Ferreira Santos na barra fixa. Segundos lugares para Cássio Eduardo Menezes do Nascimento nas argolas e individual geral, Jedson no solo e salto, Daniel Santana Vieira no cavalo e paralelas, e Ytallo na barra fixa. Terceiras posições para William Domingos dos Santos Filho no individual geral, salto e barra fixa; Cássio no cavalo e paralelas; Gustavo Henrique Ramos Rezende de Moraes no solo e Daniel nas argolas.

Na feminina, houve disputas das categorias infantil (até 14 anos) e livre (15 a 19). As meninas da Cidade venceram na livre. Individualmente, vieram 11 medalhas (três ouros, cinco pratas e três bronzes). Primeiros lugares para Nicole Piacentini de Freitas Pereira nas barras paralelas assimétricas e no solo, e Kailane Araújo Fontes no individual geral.

Segundas colocações para Larissa de Barros Monroes Pereira nas paralelas e individual geral; Nicole no salto, Kailane na trave de equilíbrio e Julia dos Santos Souza no solo.

Terceiras posições para Kailane no salto e paralelas; e Larissa na trave. Isadora Paulina de Oliveira foi quarta colocada nas paralelas. Ranya Jamilli Pavezi Gonzales ficou em oitavo lugar nas paralelas. Vale frisar que os grupos municipais têm comando dos professores Luís Carlos Mitio Okuda, Leandro Heredia e Caio Costa.

Judô – A seleção feminina de judô de Praia Grande sagrou-se campeão geral. Amanda Silva Souza, ficou com a medalha de ouro no peso pesado (mais de 78 kg) e com a de prata no absoluto (sem limite de peso). Thamiris Anacleto Néris Cabral sagrou-se campeã no leve (52 a 57 kg). Larissa Vieira Coutinho foi vice-campeã no meio-pesado (70 a 78 kg). Na disputa masculina, Praia Grande terminou em oitavo lugar. Gustavo Santos Gomes conquistou o título no peso meio-leve (60 a 66 quilos). Carlos Eduardo Silva de Macedo terminou em quinto lugar no meio-pesado (81 a 90 kg). Vale frisar que o grupo tem comando dos professores Alberto Bittencourt, Danusa Shira e Rodrigo de Matos.

Handebol – O selecionado de handebol masculino de Praia Grande terminou em quarto lugar. Na decisão da medalha de bronze, perdeu para Cerquilho, por 24 a 23. Na semifinal, foi derrotada por São José dos Campos por 22 a 19. Na segunda fase, venceu Presidente Prudente, por 24 a 22; empatou com Cerquilho, por 26 a 26 e Botucatu, por 19 a 19. Na fase inicial, superou Andradina, por 31 a 22, e Ourinhos, por 27 a 18. Na etapa Regional, o grupo local venceu Juquiá, por 34 a 27, e Mongaguá, por 26 a 11. Na sub-regional, Praia Grande ganhou, por 27 a 12, de Guarujá.

Jogam Brenno Moreira Santos, Ramon Aparecido Campos Nascimento, Thiago Lima Diniz, Erick Gonçalves da Silva Andrade, Henrique de Paula da Silva, Lucas Navarreto Botelho, Maicon Bruno Troni, João Pedro Oliveira Goes Di Giorge, Joel Fellipe Rodrigues de Matos, Henrique Pietro Pereira de Almeida, José Roberto dos Santos Pereira Filho, Kaíque Ortolani Lusvarghi, Lucas Antonio Carlos, Gustavo Bianchi Rodrigues Neves, Matheus de Lima Caparroz e Victor Brasil Santos Nogueira. Técnico: Evandro Luiz Andrade.

Tênis de Mesa – A seleção feminina de tênis de mesa terminou em quarto lugar. No torneio por equipes, o time municipal conquistou um bronze. Na segunda fase do evento, as meninas da Cidade venceram Sorocaba, por 3 sets a 1; perderam para Jacareí, por 3 a 1, e Piracicaba, por 3 a 0. Na etapa inicial, ganharam de Presidente Prudente e Sertãozinho, por 3 a 2; e foram derrotadas por Sorocaba, também por 3 a 2. No torneio de duplas, Lívia e Larissa terminaram na sexta colocação.
Na classificação final da competição, somando-se a pontuação obtida nas disputas de equipes, duplas e individual, o selecionado de Praia Grande conquistou o quarto lugar com 15 pontos. A campeã geral foi a turma de Piracicaba que totalizou 43 pontos. Depois terminaram os times de Jacareí com 28 e Poá com 19. Jogaram por Praia Grande Geovana Ferreira Gomes, Larissa Maciel de Godói, Letícia Sanches Dias, Lídice Dias da França e Lívia Sanches Dias. Técnico: Marcelo Basso.

Basquete – A seleção masculina de basquete de Praia Grande terminou na quinta colocação. Na segunda fase, ganhou de Junqueiropólis, por 75 a 40; perdeu para Rio Claro, por 79 a 45, e Franca, por 113 a 14. Na primeira fase, ganhou de São José do Rio Preto, por 79 a 57, e Araçatuba, por 53 a 27; e foi derrotada por São José dos Campos, por 91 a 57. Na fase Regional, superou Juquiá, por 110 a 24; e Itanhaém, por 88 a 75. Na sub-regional, passou por São Vicente, por 95 a 59; Cubatão, por 70 a 43; e Guarujá, por 20 a 0 (win out/w.o. - ausência do adversário).

Jogaram Caio Henrique dos Reis, Victor Azevedo, Vinicius Santana Cardoso, Daniel Franklin de Brito Raposo, Leonardo Prado da Cruz, Luís Fellipe da Silva, Marcel Maravilha dos Santos Pacheco, Victor Augusto Baptista, Matheus Bressane da Costa, Matheus Soares de Araújo Castro, Pedro Gustavo Machado de Aráujo, Wesley Matheus de Carvalho e Ygor Gabriel Almeida do Nascimento. Técnico: Osvaldo Pinheiro.

Ginástica rítmica - A turma praia-grandese de ginástica rítmica desportiva terminou em sexto lugar. As meninas da Cidade competiram na categoria infantil (até 14 anos). Destaques para o quinto lugar na prova de fita obtido por Karen Utino Sartori, os sextos na bola com Giovanna Ribeiro dos Santos e no arco com Vitoria Nascimento Cambui da Silva. Atuou ainda Larissa Gonçalves Conceição. Técnica: Flávia Beatriz Ferro.

Atletismo – A seleção feminina de atletismo de Praia Grande terminou em 14º lugar. Individualmente, Thayná Boschin da Silva conquistou uma medalha de bronze na prova do lançamento do martelo com a marca de 38m67cm. Ao lado de Adiely Augusto Ribeiro, Amanda dos Santos Santana e Ana Caroline Aguiar da Silva, Thayná terminou em 12º lugar no revezamento 4x100 metros rasos. Nos 800 metros rasos, Amanda ficou na quarta colocação. No lançamento do disco, quinto lugar para Adiely. No arremesso do peso, quinta posição para Ana Carolina Pereira da Cruz e 13ª para Talita Correia Mendes. No lançamento do dardo, Adiely foi a oitava melhor. Nos 400 metros rasos, oitavo lugar para Amanda e 12º para Brenda Marcelly Costa de Lima Alves.

Na categoria masculina, Praia Grande ficou na 30ª posição. Individualmente, o praia-grandense Pedro Heinric de Araújo Guella foi o sexto melhor no disco. João Vitor de Jesus Assenção encerrou na 10ª posição nos 100 metros rasos. No peso, Lucas Santos Sena acabou na 12ª colocação. No revezamento 4x100, João, Marcos Roberto Santos Gomes, Gabryel dos Santos Silva e William da Silva de Medeiros fecharam em 17º lugar. Nos 5.000 metros rasos, Vinicius Conceição Rolt foi 0 19º melhor.