Equipe da Prefeitura de Guarulhos visita Cicoe

Servidores vieram conhecer sistema de monitoramento de Praia Grande

6/7/2017

Um grupo formado por servidores públicos de Guarulhos esteve em Praia Grande nesta quinta-feira (6) para conhecer as instalações e o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). O objetivo da visita é levar tecnologia semelhante para o Município da Grande São Paulo, que já conta com monitoramento na região central da Cidade.

De acordo com o diretor da Guarda Civil de Guarulhos, Alexandre da Silva Belo, o Município quer modernizar o sistema de videomonitoramento e a convite da empresa responsável, veio à Praia Grande conhecer como funciona o Cicoe. “Pretendemos, muito em breve, criar uma central semelhante a esta aqui. O que me surpreendeu foi o volume de câmeras instaladas na Cidade”.

O Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande, considerado o maior complexo tecnológico de monitoramento da América do Sul, tem funcionado como referência para as cidades da Baixada Santista.

Cicoe é capaz de monitorar mais de 1.500 câmeras instaladas em diversos pontos da Cidade. O local foi inaugurado em 2002 e representa importante auxílio tanto para a GCM, quanto para as polícias Civil e Militar. Em 2015, passou por reforma e ampliação, contando com mais condições de receber modernos softwares.

A central funciona 24 horas, todos os dias da semana e é operada por equipes compostas por guardas civis, agente de trânsito e um policial militar. A rede de comunicação é interligada à da Polícia Militar, facilitando a transmissão de informações em tempo real, como em casos de acidentes ou de ocorrências criminais. No local ainda funciona uma central de teleatendimento e uma Sala de Intervenção de Crises.