JEESP movimenta mais de dois mil estudantes em PG

Eles competiram em oito modalidades, representando 151 escolas

21/8/2017

Realizada em Praia Grande (de 14 a 20 deste mês), a fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), categoria mirim (13 e 14 anos), reuniu na Cidade mais de dois mil estudantes-atletas, de 151 escolas das redes de ensino pública (municipal e estadual) e particular. Houve disputas de atletismo, basquete, handebol, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nas categorias masculinas e femininas. O evento, regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), contou com apoio das Secretarias Estaduais de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e Prefeitura de Praia Grande.

Destaque para a turma da Escola Estadual Deputado Rubens Paiva (Bairro Samambaia), de Praia Grande, que sagrou-se campeã do torneio de futsal feminino. Na decisão, as meninas da Cidade venceram, por 2 a 1, a turma da EE Francisco Abreu Sodré, de Bauru. E ainda, para os meninos da EE Professora Magali Alonso (Tupiry) que garantiram o quarto lugar no tênis de mesa e os rapazes da EE Rubens Paiva que foram os sextos melhores no futsal.

Neste período em Praia Grande, os estudantes movimentaram a pista municipal de atletismo (Bairro Sítio do Campo), piscina local de 25 metros (Mirim), Ginásios Rodrigão (Tupi), Mirins III (Canto do Forte), Magic Paula (Antártica), Falcão (Mirim), da Secretaria de Esporte e Lazer (Tupiry), da Escola Municipal Cidade da Criança (Cidade da Criança), da EM Paulo Shigueo (Anhanguéra), Jardim Aloha (Nova Mirim), dos Bairros Caiçara, Samambaia e Sítio do Campo; do Conviver dos Bairros São Jorge e Caiçara, do Clube de Praia São Paulo (Aviação), do Ocian Praia Clube (Ocian), da Colônia de Férias do Sindicato dos Vendedores e Viajantes de São Paulo - SINDVEND (Mirim).

Os times vencedores do JEESP representam São Paulo nos Jogos Escolares da Juventude, maior campeonato nacional escolar que é promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os boletins informativos (com todos os resultados, tabelas e programação) encontram-se no site www.praiagrande.sp.go.br/pgnoticias.

Dados - A competição objetiva promover por meio da prática esportiva a integração e o intercâmbio entre os alunos das redes de ensino fundamental e médio, fomentando o desporto escolar e a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para participar do Programa Bolsa Talento Esportivo e do Centro de Excelência Esportiva.

Segundo o regulamento oficial da disputa, o JEESP é realizado em quatro categorias pré-mirim (até 12 anos), mirim (13 e 14), infantil (15 a 17) e juvenil (18). Para alunos com deficiência física, intelectual e visual, há as divisões A (12 a 14 anos) e B (15 a 17). Cada uma tem uma fase final em local diferente. No geral, disputam-se as modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; e para pessoas com deficiência (PcD): bocha, futebol de cinco e sete; goalball, basquete e tênis em cadeiras de rodas e vôlei adaptado.

A competição é dividida em quatro etapas. Na primeira, participam apenas escolas estaduais (inclusive as técnicas). Na segunda, disputam instituições de ensino municipais, privadas e técnicas federais. Na terceira, todas as unidades escolares são envolvidas. Na quarta, reúnem-se os campeões das etapas anteriores. Além das etapas, há a divisão por fases. A primeira fase do torneio é a inter diretorias que reúne escolas representadas pela Diretoria de Ensino (DE) local; no caso de Praia Grande, a Diretoria de Ensino de São Vicente (DESV) que reúne ainda as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A segunda fase é a regional que aglutina os times vencedores da DESV com os da DE de Santos (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) e DE de Registro (Registro, Barra do Turvo, Cajati, Iguape, Jacupiranga, Paraquiera-Açu, Eldorado, Sete Barras e Cananéia).

Nos esportes coletivos, os vencedores das etapas regionais classificam-se diretamente para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional (antiga Olimpíada Brasileira Escolar). Já nas modalidades individuais (como atletismo e natação, por exemplo), eles qualificam-se para a Seletiva Escolar Estadual. Passando por mais esta etapa, eles avançam ao JEJ. Outras informações podem ser obtidas no site www.selj.sp.gov.br.