Praia Grande ganhará Centro de Especialidades Odontológicas

O serviço também será referência para três cidades do Litoral Sul

Por Fabiana Augusta | 23/8/2005

Praia Grande contará com o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Região Metropolitana da Baixada Santista. A Cidade será referência no tratamento especializado, oferecendo pequenas cirurgias, próteses, radiologia e continuação do tratamento iniciado na rede básica. Também serão centralizados no local os serviços já existentes, tais como bucomaxilo, raios-X e atendimento de pacientes com necessidades especiais e do DST/Aids e hepatite.
Serão oferecidos por mês, no mínimo, 90 procedimentos para periodontia (tratamento da gengiva), 60 para endodontia (tratamento de canal) e 90 de odontologia cirúrgica. O centro terá 12 consultórios, sendo que apenas quatro são exigidos pelo Ministério da Saúde.

“Estamos colocando oito consultórios a mais para reforçar o atendimento, já que seremos referência para Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá”, explicou o responsável pelo Apoio Técnico Odontológico, Francisco Geraldo Sampaio Feitosa.

O local já está definido. Será padronizado como CEO o prédio da ex-sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), na Avenida Presidente Kennedy, 2030, no Jardim Guilhermina. O local conta com 440 m2. Mas a efetiva implantação aguarda a liberação de recurso financeiro. “Após o depósito, o que deve ocorrer em breve, teremos três meses para colocar o CEO em funcionamento”, informou Feitosa.

O centro contará ainda com o Laboratório Regional de Prótese Dentária, que realizará até 242 próteses mensais para a população. “Com o CEO, os pacientes não mais precisarão recorrer a outros municípios para concluir um tratamento especializado”, disse Feitosa.

A cada três meses, os números do desempenho da unidade serão analisados pelo Ministério da Saúde. “Não basta implantar. Os serviços serão checados para que o ministério saiba se estamos cumprindo todas as exigências”.


Francisco Feitosa afirma ainda que a unidade vai completar as necessidades do programa de saúde bucal. “O atendimento será normal na Unidade Básica de Saúde (UBS). Os pacientes que utilizarão o CEO serão encaminhados pelos profissionais dessas unidades para dar continuidade ao tratamento”.