Jaraguá do Sul quer usar modelo de Infovia de PG

Prefeito do município catarinense conhece sistema de monitoramento e Infovia

Por Antonio Cassimiro | 31/8/2005

Jaraguá do Sul, a 185 quilômetros da capital catarinense, Florianópolis, quer implantar sistema de monitoramento por câmeras de vídeo no mesmo padrão adotado por Praia Grande. O interesse foi manifestado pelo prefeito Moacir Antônio Bertoldi, durante visita ao Município. Ele também conheceu a Infovia, que possibilita o tráfego de informações em alta velocidade, por meio de fibra ótica, entre unidades municipais.

O emprego da tecnologia de informação adotada por Praia Grande para agilizar serviços como saúde e educação despertou interesse do prefeito, que é médico e está em seu primeiro mandato. Bertoldi se disse impressionado com a possibilidade de poder acompanhar, do computador de seu gabinete, o atendimento em unidades de ensino e em postos de saúde, minimizando problemas com filas e burocracia. “Se em Praia Grande é possível, acredito que também podemos adotar esse projeto em nossa cidade”.

Com 130 mil habitantes, Jaraguá do Sul é uma cidade com baixo índice de criminalidade, segundo o chefe de gabinete do prefeito Bertoldi, Carlos Alberto Dias. “Porém tem sido grande a incidência de graves acidentes de trânsito e as câmeras de vídeo podem nos ajudar a mudar essa realidade”.

“O controle do tráfego como é feito em Praia Grande, por meio da Infovia, permitirá que abusos no trânsito sejam gravados e os responsáveis punidos”, completou Dias.

Intercâmbio - Um exemplo recente de que as câmeras podem ser úteis no combate à imprudência foi um acidente envolvendo ônibus e motocicleta, ocorrido na Via Expressa Sul.

O delegado titular de Praia Grande, Rubens Eduardo Barazal, que também recebeu os visitantes, junto com o secretário de Planejamento Estratégico e Gestão, Alberto Rodrigues, lembrou que foi graças às imagens fornecidas pela Central de Monitoramento que se concluiu que um dos envolvidos mentiu em seu depoimento, ficando claro que a culpa pelo acidente foi do motorista do ônibus e não do motociclista. “A integração das informações por meio da Central de Monitoramento têm nos ajudado a solucionar vários casos”.

Em reunião com o prefeito Alberto Mourão, Bertoldi aproveitou para elogiar as transformações promovidas em Praia Grande, que conheceu antes da reurbanização da orla marítima. “Fico admirado quando um administrador cuida assim de sua cidade e deixa sua marca para que amanhã possa ser lembrado como uma pessoa competente e séria”.

Empolgado pelas iniciativas adotadas em Praia Grande, o prefeito de Jaraguá do Sul pretende criar um departamento visando a busca de informações, em outros municípios, que possam ser implementadas em sua cidade.

A iniciativa foi elogiada pelo prefeito Mourão, que prometeu visitar a cidade catarinense. “Possivelmente estaremos em outubro em Santa Catarina e conhecerei Jaraguá do Sul. Esse intercâmbio de informações entre os municípios deveria ser uma iniciativa de todos os prefeitos”.