Capacitação de agentes de saúde aborda leishmaniose e toxoplasmose

Medidas de prevenção devem ser adotadas por todos os profissionais da área

14/11/2017

Com o objetivo de prevenir as zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos), a Secretaria de Saúde Pública realizou na última segunda (13) uma capacitação para todos os agentes de saúde da rede municipal sobre Leishmaniose e Toxoplasmose, a primeira pode ser transmitida por cães e a segunda por gatos. Também participaram diretores e enfermeiros das Unidades de Saúde.

A palestrante Maria Fernanda Gonçalves, diretora da Divisão de Saúde Ambiental da Cidade, explicou para as quase 500 pessoas, que participaram do evento em dois períodos, como identificar tais doenças nos animais e também verificar os sintomas nos seres humanos, uma vez que os agentes de saúde têm um contato diário com as famílias e, muitas vezes com seus animais. “A Leishmaniose é transmitida por um mosquito que quando pica o cachorro, transmite a ele a doença. O animal por sua vez pode passar para os humanos e inclusive levar à morte. Nós não temos o mosquito e nem incidência dessa doença na cidade, mas é sempre bom prevenir e saber como agir caso seja identificado algum caso”, disse.

Já a toxoplasmose, apesar de ser transmitida também por gatos que estejam contaminados, o principal meio de contrair a doença é através da ingestão de carnes cruas e alimentos mal lavados. “Temos que desmitificar a ideia de que o gato é o grande culpado pela doença. O gato só transmite toxoplasmose se estiver contaminado. O que poucos sabem é que o principal veículo de contaminação da doença é a carne crua ou mal passada e falta de higiene adequada dos alimentos”, complementou.

A diretora da Atenção Básica da Sesap, Desireé Araújo Dantas, comentou sobre a importância da capacitação constante das equipes de saúde. “Nós procuramos capacitar cada vez mais nossas equipes, pois são elas que estão no dia a dia com a população”. Novas capacitações sobre diversos assuntos continuarão sendo realizadas ao longo dos meses para os agentes e outros profissionais da saúde.