Teleton 2005 - Prefeito oferece área para construção da AACD em PG

Cidade participa da Corrente do Bem arrecadando doações em 40 mil cofrinhos

Por Ana Flávia Scarelli | 16/9/2005

O prefeito Alberto Mourão anunciou que Praia Grande tem área de 10 mil m² disponível para a construção de uma unidade da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), a oitava no País. A declaração foi feita durante a abertura oficial da Corrente do Bem, uma das ações do projeto Teleton, a maratona televisiva que arrecada fundos para a instituição. O evento ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, na tarde de quinta-feira (15).

A proposta de criação de uma unidade no Município será analisada pela direção da AACD. Mourão comentou que mais importante que o montante arrecadado é a corrente de solidariedade. “Numa campanha como esta, observamos um pouco mais os problemas que afetam nossos semelhantes e juntos nos envolvemos na busca de soluções. Esta é uma campanha é séria. Presta conta das doações e mostra onde o dinheiro foi aplicado”.

Pioneira – A Corrente do Bem acontece dentro do Teleton desde 1999, quando um garoto, Felipe, decidiu doar as economias de seu cofrinho. A partir daí, a idéia se espalhou. Hoje, diversas escolas participam do projeto, mas Praia Grande é a primeira cidade a envolver toda a sua rede de ensino. Ao todo, foram distribuídos 40 mil cofrinhos para os estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares.

A presidente do voluntariado da AACD, Magda de Jesus, espera que outras cidades sigam o exemplo de Praia Grande. “É uma satisfação estar aqui e ver o empenho da Administração Municipal e da Secretaria de Educação”.

Cláudia Reis, superintendente da TV Brasil, afiliada do SBT em Campinas e Santos prestigiou o evento, que reuniu gestores de escolas de Praia Grande, secretários municipais e outras autoridades. Alunos das escolas Anahy Navarro Trovão e Sérgio Vieira de Mello apresentaram números de dança e caratê.

Campanha – Este ano, além de recolher moedas em cofrinhos, a Corrente do Bem está vendendo pulseiras plásticas, como as já famosas pelas campanhas contra o câncer e o racismo. A da Corrente do Bem é amarela e está à venda por R$ 1,00 na recepção da Secretaria de Educação.

Praia Grande tem mais de um mês para arrecadar os donativos. O Teleton vai ao ar nos dias 28 e 29 de outubro. Segundo o diretor-geral do projeto, Ângelo Franzão, a meta de arrecadação, em todo o Brasil, é de R$ 18 milhões. O valor é definido a partir do levantamento da verba necessária para a manutenção e ampliação do atendimento nos seis centros que a AACD possui no País e para a instalação de nova unidade em território nacional.

AACD – Presente há mais de 50 anos no Brasil, a instituição foi criada para o tratamento de vítimas de paralisia infantil. Com o tempo, a entidade se especializou no tratamento de deficiências físicas que comprometem o aparelho locomotor. Presente em cinco estados, realiza 5 mil atendimentos diários, 96% deles gratuitos.