América FC é campeão do Municipal de Futebol da 1ª Divisão

Na final, time do Japuí venceu o do Metropolitano por 1 a 0

5/12/2017

A equipe do América Futebol Clube conquistou o título do Campeonato Municipal de Futebol, série A (primeira divisão), categoria masculina adulta. no último domingo (3), no Campo anexo ao Ginásio Magic Paula (Bairro Antártica), na decisão, a turma do Bairro Japuí, em São Vicente, venceu por 1 a 0 o time da Associação Recreativa Metropolitano (Ocian). A competição regida pela Liga de Futebol Amador de Praia Grande (LFAPG) conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL).

Ao longo da competição, a turma do América somou nove vitórias, dois empates, duas derrotas, 24 gols feitos e 14 sofridos. O jogador do Metropolitano Eliel Martines terminou como artilheiro da competição com 10 gols marcados. O segundo colocado foi Isaac Jesus, do América, com oito. O goleiro menos vazado foi Wagner Souza, do time do SESC/Tude Bastos, com aproveitamento de 0,63% (sete gols sofridos em 11 jogos).

As equipes que foram as quatro últimas colocadas na primeira fase da competição foram rebaixadas para a segunda divisão em 2018: Vasquinho, Vila Sônia, Botafogo e Palmeirinhas. Por outro lado, subiram para a primeira divisão em 2018, as turmas do Ilha do Caieiras, Três Cores, Estrela do Norte e Vila Mirim (quatro primeiras posicionadas do torneio da segunda divisão de 2017).

Confira a campanha do time campeão do Municipal de Futebol 1ª Divisão - 2017:

América Futebol Clube
4/6 - América 2 x 1 Galo de Ouro
11/6 - América 3 x 1 Amigos da Vila
18/6 - América 2 x 0 Vasquinho
25/6 - América 4 x 1 Vila Sônia
9/7 - América 1 x 3 Real
16/7 - América 2 x 2 Ajax Melvi
23/7 - América 1 x 2 Atlântico
6/8 - América 0 x 0 Folha Verde
quartas de final
27/8 - América 1 x 0 SESC Tude Bastos
3/9 - América 3 x 1 SESC Tude Bastos
semifinal
17/9 - América 2 x 1 Real
24/9 - América 3 x 2 Real
final
3/12 - América 1 x 0 Metropolitano

Dados - Na primeira fase, as equipes jogaram todas contra todas dentro de cada grupo, em turno único, qualificando-se as oito primeiras posicionadas para a fase oitavas de final (16 melhores). No grupo A, duelaram as equipes Amigos da Vila Futebol Clube (Bairro Vila Sônia), Atlântico Sociedade Esportiva e Atlética (Mirim), Folha Verde Esporte Clube (Glória), Ajax Melvi Futebol Clube (Melvi), Vasquinho Futebol Clube (Mirim), Esporte Clube Galo de Ouro (Mirim), América Futebol Clube (Japuí/São Vicente), Real Esporte Clube (Real) e Esporte Clube Vila Sônia (Vila Sônia).

No B, jogaram os times do Parma Futebol Clube (Ocian), Clube Centro Social de Ação Comunitária/Cesac (Forte), Caiçara Futebol Clube (Caiçara), Botafogo Futebol Clube (Antártica), SESC/Tude Bastos Futebol Clube (Sítio do Campo), Associação Atlética Solemar (Solemar), Palmeirinhas Esporte Clube (Antártica), Associação Recreativa Metropolitano (Ocian), Poty Futebol Clube (Tupi) e Esporte Clube Águia de Ouro (Aviação).

Retrospecto – Em 2016, a equipe do Amigos da Vila Futebol Clube venceu o Campeonato Praia-grandense de Futebol da 1ª divisão. Na decisão, o time do Vila Sônia derrotou, por 3 a 1, o selecionado do Folha Verde Esporte Clube (Glória). Na temporada 2014/2015, o Real Esporte Clube conquistou o título do Campeonato Praia-grandense de Futebol, primeira divisão. Na decisão, a turma do Bairro do Jardim Real venceu nos pênaltis, por 4 a 2, o time do Atlântico. Em 2013, deu Galo de Ouro. Em 2012, a equipe do Palmeirinhas EC sagrou-se campeã. Em 2011, o selecionado do Galo de Ouro levantou a taça.

Em 2010, após uma confusão no jogo final (os árbitros foram agredidos), a LFAPG dividiu o título com os times do Real e do Vasquinho Futebol Clube (Mirim). Em 2009 e 2008, o time do Atlético Clube Praia Grande venceu a série A-1. Em 2007, o primeiro lugar ficou com o Real. Em 2006, medalha de ouro para o grupo do Três Cores. Em 2005, vitória da rapaziada do Real. Outras informações podem ser obtidas no site da Liga www.lfapg.com.br.