Atleta do taekwondo de PG disputa Jogos Mundiais

Nathan Torquato representou a Cidade

6/12/2017

O paratleta de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL) Nathan César Sodário Torquato, 16 anos, disputou o torneio de taekwondo dos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cadeirantes e Amputados (IWAS - International Wheelchair and Amputee Sports Federation). Integrando a seleção do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), ele competiu no último domingo (3), na cidade de Vila Real de Santo Antônio, em Portugal.

Competindo na categoria K44 (deficiência física membro superior - Nathan não tem parte do braço esquerdo porque nasceu com deficiência congêntia) e pela primeira vez no peso até 61 quilos, Nathan foi superado pelo italiano Antonino Bossolo logo na luta inicial e foi eliminado da competição. O título da categoria ficou com o russo Danil Sidorov que na decisão superou o mongol Bolor-Erdene Ganbat.

Prêmio - De volta ao Brasil, Nathan foi um dos cinco indicados a melhor atleta do ano no taekwondo pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, juntamente com Débora Menezes, Cristhiane Neves, Suelen Rutz e Lucas Barbosa. Na última segunda-feira (4) à noite, em São Paulo, na Capital, a escolhida foi Débora Menezes. Mas, é preciso afirmar que Nathan era o atleta mais novo (16 anos) entre os concorrentes.

Dados - Em outubro, em Londres, na Inglaterra, integrando a seleção brasileira, Nathan foi o atleta mais novo a competir na sétima edição do Campeonato Mundial de ParaTaekwondo, evento regido pela Federação Mundial de Taekwondo (World Taekwondo Federation - WTF). Faixa preta 2º Dan, ele fez duas lutas na categoria K44 (deficiência física membro superior, Nathan não tem parte do braço esquerdo porque nasceu com deficiência congêntia), peso até 75 quilos.

Na primeira, derrotou o francês Alain Akappo por desistência médica. O combate estava empatado em 1 a 1 e faltando 30 segundos para o fim, o lutador europeu se lesionou. Na segunda, perdeu por um ponto (14 a 13), para o espanhol Gabriel Amado Garagarza. Assim, terminou em nono lugar no Mundial. O lutador de Praia Grande qualificou-se para o Campeonato Mundial após vencer a seletiva brasileira de taekwondo, no kyorugui (luta) realizada em setembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Ao longo da carreira, Nathan acumula títulos. Sagrou-se campeão mundial pela União Internacional de Artes Marciais da América (UIAMA), campeão brasileiro de poom-se (exibição de movimentos), pentacampeão paulista, campeão da Copa São Paulo, campeão do open Cidade Maravilhosa, no Rio de Janeiro, campeão do Brazil Games, vice-campeão brasileiro de kyorugui e terceiro colocado no Grand Slam 2013, em Minas Gerais. Há dois anos é integrante da seleção brasileira de taekwondo.

Nathan é natural de Praia Grande e reside no Bairro Boqueirão, com a mãe Rose Sodário. É estudante do Colégio Objetivo (Bairro Tupi) e treina a parte física na Arena Academia (Boqueirão). Iniciou na modalidade aos 3 anos, na Academia Red Tiger (Boqueirão), com o mestre Daniel Ravazzani. Aos 5 anos, passou a treinar com os professores Jackson de Oliveira e Vanessa Novaes, no ITAM (Quietude). Aos 7 anos, começou a competir. Sempre lutou com atletas sem deficiência.