Prefeitura oferece novos serviços via internet

Certidões autenticadas agora são obtidas on line

Por Tatiana Giulietti | 19/9/2005

Acompanhando a tendência mundial de facilitar a vida das pessoas com a tecnologia, a Prefeitura de Praia Grande disponibilizou mais serviços via internet para maior comodidade do contribuinte. Agora, além de obter segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o dono de imóvel consegue a certidão do valor venal da propriedade, a autenticação desse documento e a guia do Imposto de Transmissão de Bens Intervivos (ITBI).

Segundo o secretário de Finanças, Roberto Lopes Franco, esses eram alguns dos serviços mais solicitados por telefone, carta e e-mail. “Muitas pessoas, de todo o Brasil, possuem imóvel em Praia Grande e, para conseguir estes documentos, tinham de obrigatoriamente fazer uma longa viagem, gastando tempo e dinheiro; agora, em um clique, o interessado tem o que precisa, sem burocracia e gastos”.

A certidão do valor venal e a autenticação são necessárias para qualquer tipo de negociação, seja compra, venda, inventário ou separação judicial. Lopes Franco ressaltou que um número gerado a partir de programas próprios garante a autenticidade, não sendo necessária assinatura: “O contribuinte digita o número do lançamento do IPTU e, em seguida, a assinatura eletrônica aparece como um código de barra”.

O ITBI ainda é um dos serviços mais solicitados na Prefeitura. Com a implantação on line, a guia é gerada para ser impressa e pode ser paga via Internet Bank. O secretário destacou a economia com correios, tempo dos funcionários e burocracia. Quando implantado o serviço de segunda via de IPTU via internet, cerca de 6 mil pessoas passaram a acessar a página e, consequentemente, não tiveram de se deslocar até a Prefeitura.

O endereço da página de Praia Grande é www.praiagrande.sp.gov.br e os novos serviços aparecem logo na apresentação. Outros serviços on line também podem ser acessados pelos munícipes, como requerimentos para a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seurb) e, na Secretaria de Administração (Sead), existe um link para o setor de Cadastro de Fornecedores.