‘De Bem com o Futuro’ retorna com novo formato

Projeto adota conceitos voltados a humanização previdenciária

19/3/2018

Mais de 60 servidores públicos municipais de Praia Grande que estão prestes a se aposentar participaram do novo formato do projeto “De Bem o Futuro”. A iniciativa do Instituto de Previdência Municipal da Cidade (IPMPG) é realizada em parceira com as secretarias de Governo (SEG), Educação (SEDUC) e de Assistência Social (SEAS). O encontro ocorreu na sede da autarquia, no Bairro Boqueirão.

O projeto de pré-aposentadoria, por meio de oficinas, tem por finalidade informar os direitos dos funcionários públicos que estão prestes a se aposentar. O ‘De Bem com o Futuro’ utiliza conceitos voltados a humanização previdenciária, adotados também pelo Governo Federal. Além do trabalho teórico, os participantes ainda têm a oportunidade de acompanhar uma apresentação dos pontos turísticos do Município.

A superintendente do IPMPG, Regina Mainente, explicou que esse é um momento de aprendizado e troca de informações entre os participantes. “Os servidores encontram nesse projeto a certeza da transparência do trabalho da Autarquia. O ‘De Bem com o Futuro’ é o único programa deste tipo na Baixada Santista e mais de 300 servidores municipais já foram atendidos.”

O encontro começou com a apresentação de vídeo sobre aposentadoria e poupadores. Em seguida, ocorreu uma sessão de teatro de fantoches com as professoras e contadoras de história da Seduc, Tatiana Felix, Sandra Afonso e Denise Pontes. Na ocasião, foi apresentado ainda o mascote do IPMPG, o fantoche apelidado pelos funcionários da autarquia de “Beto”.

Os servidores puderam sanar suas dúvidas sobre os tipos de aposentadoria, abono permanência e as regras de transição com o procurador do IPMPG, Flávio Elias Soares. Os servidores municipais interagiram bastante.

Para animar e descontrair ainda mais o ambiente, a dança cigana entrou em cena e empolgou os participantes do projeto. A professora voluntária, Priscila Carvalho, explicou que essa modalidade proporciona diversos benefícios a saúde física e mental, sendo um exercício de baixo impacto no qual muitas pessoas podem participar.

Para encerrar o projeto, os participantes conheceram a escola de Saúde Ambiental, da Seduc, situada no Portinho. As riquezas da Mata Atlântica, as árvores a animais específicos desta região da Cidade e como a população pode ajudar na preservação do meio ambiente foram abordados.

Elogios - A servidora municipal Sandra Maria Pereira considerou o projeto muito importante. Ela deu entrada em seu processo de aposentadoria no último dia 13 e já está fazendo planos. “Quero começar a fazer o curso de corte e costura e, desta forma, aprimorar meus conhecimentos. Esse é meu sonho de criança e vou fazer o curso no Conviver Guilhermina assim que me aposentar.”

A também servidora Maria de Fátima Roman destacou que conseguiu esclarecer suas dúvidas. “Eu já tinha participado do programa Visita Itinirante que apresenta os serviços do IPMPG aos servidores municipais e o “De Bem Com o Futuro”, sanou todas as minhas dúvidas que restavam sobre a aposentadoria. Agora, estou refletindo se já me aposento ou espero um pouco mais.”