Praia Grande participa de apresentação do novo CADASTUR
Meta é desburocratizar e agilizar cadastros dos prestadores de serviços turísticos
10/4/2018
Foto Indisponivel
Visando buscar conhecimentos sobre a atualização do sistema implantado pelo Ministério do Turismo, Praia Grande participou de encontro de apresentação do Novo Cadastur na segunda-feira (9). A plataforma é utilizada pelos prestadores de serviços turísticos, que se cadastram para regularização das atividades que realizam no setor.
O evento, que ocorreu em São Paulo, mostrou a interface 3.0 do Cadastur, que substitui a 2.5, e tem como principal diferença a busca pela eliminação da burocratização, tratada no Decreto 9094/2017 do Governo Federal. Agora, todo o processo é feito eletronicamente, diferentemente do que ocorria no sistema anterior em que o prestador de serviço era obrigado a apresentar toda documentação na Secretaria de Turismo estadual em seu primeiro cadastro.
O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, afirma que o novo sistema facilitará também a vida dos turistas. “O Cadastur 3.0 abre a possibilidade de o próprio turista pesquisar sobre os locais conveniados e verificar se eles possuem o Certificado e Selo do programa, entregues apenas aos cumpridores das leis vigentes e regulamentadas pelo setor”.
Segundo a coordenadora de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Tamara Galvão, está em andamento um trabalho de sensibilização para a formalização do setor, porém existe a necessidade de notificar quem estiver irregular. “O responsável é notificado para regularizar a situação dentro do prazo de 30 dias, passando a responder administrativamente se a situação não for solucionada”, disse.
Cadastro – Obrigatoriamente, estes setores devem manter seu cadastro regular: meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel histórico, pousada), meios de hospedagem – cama e café (somente para MEI), agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.
Além disso, há o caráter opcional para bares, restaurantes, cafeterias, locadoras de veículos, casas de espetáculo e equipamentos de animação turística, empreendimentos de apoio ao turismo náutico, entre outros.
Vantagens e dúvidas– Entre as vantagens oferecidas, os prestadores regularizados obtêm linhas de financiamento específicas ao turismo e ainda a possibilidade de participar de feiras, eventos e ações realizadas pelo Ministério e pela Embratur. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 200 8484 e no próprio chat do site (www.cadastur.turismo.gov.br).
O evento, que ocorreu em São Paulo, mostrou a interface 3.0 do Cadastur, que substitui a 2.5, e tem como principal diferença a busca pela eliminação da burocratização, tratada no Decreto 9094/2017 do Governo Federal. Agora, todo o processo é feito eletronicamente, diferentemente do que ocorria no sistema anterior em que o prestador de serviço era obrigado a apresentar toda documentação na Secretaria de Turismo estadual em seu primeiro cadastro.
O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, afirma que o novo sistema facilitará também a vida dos turistas. “O Cadastur 3.0 abre a possibilidade de o próprio turista pesquisar sobre os locais conveniados e verificar se eles possuem o Certificado e Selo do programa, entregues apenas aos cumpridores das leis vigentes e regulamentadas pelo setor”.
Segundo a coordenadora de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Tamara Galvão, está em andamento um trabalho de sensibilização para a formalização do setor, porém existe a necessidade de notificar quem estiver irregular. “O responsável é notificado para regularizar a situação dentro do prazo de 30 dias, passando a responder administrativamente se a situação não for solucionada”, disse.
Cadastro – Obrigatoriamente, estes setores devem manter seu cadastro regular: meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel histórico, pousada), meios de hospedagem – cama e café (somente para MEI), agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.
Além disso, há o caráter opcional para bares, restaurantes, cafeterias, locadoras de veículos, casas de espetáculo e equipamentos de animação turística, empreendimentos de apoio ao turismo náutico, entre outros.
Vantagens e dúvidas– Entre as vantagens oferecidas, os prestadores regularizados obtêm linhas de financiamento específicas ao turismo e ainda a possibilidade de participar de feiras, eventos e ações realizadas pelo Ministério e pela Embratur. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 200 8484 e no próprio chat do site (www.cadastur.turismo.gov.br).