Forró do Rastapé agita o Antártica dia 15

Por Antonio Cassimiro | 7/10/2005

Foto Indisponivel

O forró universitário da banda Rastapé estará na Vila Antártica, em Praia Grande, às 20 horas do próximo dia 15 (sábado), no projeto Integração Cultural e Cidadania, da Secretaria de Cultura e Eventos (Secult). O evento tem início às 9 horas, com torneios de futebol, basquete, dominó, xadrez, além de diversas brincadeiras como cama elástica e pebolim, que se estendem até o fim da tarde. No mesmo local, equipes de Saúde promoverão campanhas de prevenção contra dengue e aids.

Uma feira de artesanato e exposição de obras de arte são outros atrativos do evento, que será realizado em área próxima à Unidade de Saúde da Família (Usafa) Vila São Jorge. O público ainda poderá participar de oficinas de arte e de clínicas de esportes que ocorrem durante todo o dia. Às 18 horas, grupos de dança de rua se apresentam no palco, de 32 m², equipado com telão.

O Projeto de Integração Cultural e Cidadania começou em agosto, no Jardim Samambaia, onde a atração musical foi o grupo Jeito Moleque. Em setembro, a animação ficou por conta do grupo Axé Blond, que agitou o público no Espaço de Eventos Alvorada, no Jardim Quietude.

A iniciativa abre espaço para artistas, grupos e bandas locais e conta com a participação das secretarias de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), Educação (Seduc) e Saúde Pública (Sesap). Em novembro, dia 12, o evento ocorre no Sítio do Campo. O grupo musical principal ainda não foi definido.

Rastapé - Um dos expoentes do forró universitário, o grupo Rastapé foi formado em São Paulo, em 1999, por Jorge do Acordeon, seus filhos Tico (guitarra, violão, cavaquinho e voz) e Jorge Filho (percussão e voz) - todos naturais da Paraíba, além de dois paulistas, Jair (triângulo e voz) e Marquinhos (zabumba e voz).

Em 2000, a banda conquistou o público jovem de classe média lançando o primeiro disco, O Som do Forró (Deck Disc), com interpretações de Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Pouco tempo depois lançaram outro disco, Fale Comigo, desta vez com composições próprias.

O novo CD e DVD ao vivo do grupo é o Rastapé Cantando a História do Forró (EMI). Com grandes sucessos incluídos no trabalho, a banda faz uma releitura de clássicos do gênero, como Procurando Tu, que conta com a participação do Trio Nordestino, além de Fafá de Belém e Mariana em um pot-pourri em homenagem a Alceu Valença, com Tropicana e Anunciação – e Alcione cantando Pedra de Responsa, de Zeca Baleiro. Outros destaques do CD são as instigantes Colo de Menina e Feira de Mangaio. Faixas como Frevo Mulher e Esperando na Janela foram selecionadas apenas para o DVD.

O Projeto de Integração Cultural e Cidadania tem o apoio de Shop House - Móveis Planejados, Azteca Vídeolocadora, Ótica Lobão e Mourão Construtora.