“Arrumadinho Caiçara”: prato de Praia Grande é selecionado para Festival Sabor de São Paulo

Fátima criou a iguaria para a Semana da Cultura Caiçara do ano passado

7/5/2018

Foto Indisponivel

Um prato de Praia Grande está entre os dez escolhidos do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo 2018. Criado por uma participante da Feira de Artesanato Itinerante da Cidade, o “Arrumadinho Caiçara” será apresentado nesta quarta-feira (09) junto com os outros pratos da região no Senac Santos, às 17 horas. Os três melhores pratos dessa etapa farão parte da edição deste ano do Festival, que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Fátima da Silva Rodrigues diz estar muito animada com a possibilidade de participar do Festival e que sua inscrição foi feita apenas na última hora pela sua filha. De acordo com as regras da competição, as iguarias precisam ser necessariamente reconhecidas e consideradas atrativos turísticos da região por terem sabor único, que mobilize pessoas a irem até a cidade experimentá-los, além de uma relação histórico-cultural com o local. E o prato de Fátima tem muito a ver com isso: ele foi criado justamente para participar da 1ª Semana Cultura Caiçara do ano passado, evento realizado para valorizar a tradição genuína dos caiçaras.

O prato consiste em cação ao molho, arroz de pequi, banana e mandioca na manteiga. Os ingredientes escolhidos também tiveram intuito de apreciar aquilo que temos em nossa região. “Quando você pensa na cultura caiçara, dois alimentos vêm na mente como os mais bem aceitos ao paladar: banana e mandioca. Então, resolvi usar para montar meu prato”, afirmou.

Moradora de Praia Grande há 19 anos e mãe de dois filhos, ela diz ter aprendido a cozinhar por necessidade. “Eu gostava de comer, na verdade. Não sabia fritar um ovo, mas pela dificuldade de emprego, tive que aprender na marra”. A cozinheira passou a ler o livro de receitas da Dona Benta para aprender pratos trabalhosos que deveria fazer em seu emprego, como um suflê de aspargo. A partir dali, não largou mais a gastronomia e o prato é uma mostra do quanto evoluiu no seu trabalho. Como Fátima diz que sua receita não é segredo para ninguém, então você também pode fazer em sua casa o “Arrumadinho Caiçara”.

Confira abaixo a receita completa (para duas pessoas), com os ingredientes e modo de preparo.

Ingredientes:
Cação
-300 gramas de cação em postas pequenas (2 unidades);
- 1 dente de alho picado;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 1 colher de sobremesa de curry;
- ½ cebola picada em cubos pequenos;
- ¼ xícara de chá de pimentões picados cubos pequenos (amarelo, verde e vermelho);
- ½ pimenta dedo de moça picada sem sementes;
- 200 ml de leite de coco;
- 1 colher de azeite de oliva;
- suco de um limão;
- sal e pimenta do reino a gosto;
- salsa e coentro fresco a gosto.

Modo de preparo do cação:

Deixar o peixe marinando por meia hora no suco de limão, sal e pimenta do reino. Em uma frigideira quente coloque 1 colher de sopa de manteiga, curry, o alho, a cebola, os pimentões, a pimenta dedo de moça e o leite de coco. Enquanto apura o molho, selar o peixe em um fio de azeite. Coloque o peixe no molho e deixar reduzir o molho. Acrescente a outra colher de manteiga. Acrescente salsa e coentro. Desligue o fogo.

Arroz de pequi:
- ½ xícara de chá de arroz branco;
- 1 xícara de água;
- 1 dente de alho amassado;
- 2 colheres de sopa de óleo de pequi;
- 2 colheres de pequi em conserva picado.
Modo de preparo:
Refogar o arroz com 1 colher de óleo de pequi e o pequi picado. Quando desligar o fogo, acrescer a outra colher de óleo de pequi.

Mandioca:
Dourar em manteiga, 80 gramas de mandioca cozida.

Banana:
Dourar em manteiga ½ banana.

Semana da Cultura Caiçara - Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Praia Grande promove a Semana da Cultura Caiçara na Cidade, com uma série de atividades gratuitas como palestras, apresentações teatrais e musicais, vivências e exposições. O objetivo do evento, que acontece entre 25 e 30 de maio, é promover o resgate e conhecimento sobre a cultura caiçara.

Aprovado na Câmara dos Vereadores da Cidade através da Lei 1807 de 2 de Junho de 2016, o evento, que já acontece em algumas cidades da região e agora faz parte do Calendário Oficial do Município, mostra a importância da cultura caiçara na formação da sociedade atual.