Moradores do Bairro Flórida usam tecnologia para solução de problemas

Integrantes utilizam aplicativo de mensagens para se comunicar

13/6/2018

Foto Indisponivel

Moradores do Bairro Flórida, em Praia Grande, estão colocando em prática o que a Constituição Federal afirma: que segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de todos. Para isso, criaram um grupo em um aplicativo de mensagens para ajudar na solução de problemas do Bairro, contando inclusive com o apoio da Guarda Civil Municipal (PM) e da Polícia Militar.

O projeto já conta com dois grupos, em um total de mais de 300 pessoas. Existe uma pessoa responsável por intermediar as informações e orienta os integrantes para que acionem os serviços responsáveis. Isso, muitas vezes, é feito por meio da Ouvidoria da Prefeitura. Os casos relacionados à segurança pública são encaminhados ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que também é integrado ao grupo.

A aposentada Maria Aparecida Pereira, de 63 anos, moradora do Bairro Flórida, ressaltou a importância da ação dos moradores. “Eu sofria com perturbação de sossego. Com esse trabalho, vi que o grupo consegue solucionar os problemas graças ao trabalho da GCM e da Polícia Militar. Além de resolver a questão, fiz novas amizades e ando até mais tranquila na rua”.

Além do aplicativo, os munícipes distribuíram entre comércios e casas cerca de 300 placas, alertando a todos que o bairro é monitorado 24 horas por dia.

Atualmente, os Bairros Canto do Forte, Maracanã e Imperador também contam com o mesmo sistema de grupos por aplicativo.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Edvaldo Pereira dos Santos, ressaltou a ação da população. “Foi um avanço muito grande para o Bairro. A segurança pública é uma responsabilidade de todos e essa ação é um exemplo disso: a população agindo de forma efetiva para nos ajudar contra a criminalidade da Cidade”.

O sistema de Segurança Pública já está estruturado e tem o seu desenvolvimento, conforme explica o capitão operacional do 45º Batalhão de Polícia Militar, Carlos Alberto de Moraes Pinto, que exaltou a importância de a população atuar junto aos serviços de Segurança Pública. “Quando a sociedade consegue unir seus esforços dentro de um mesmo objetivo e praticar medidas primárias de prevenção conseguindo se aproximar da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, conseguimos ser mais eficientes e impedir até que um delito venha a acontecer”.