Bombeiros formam 240 brigadistas para atuarem em escolas municipais

Servidores participaram de curso durante Capacitação do Educador de Apoio

1/8/2018

Em cumprimento a uma das especificações técnicas para emissão do Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros (AVCB) para as 76 escolas, 240 servidores participaram do Treinamento de Brigada de Incêndio. A ação ocorreu durante a Capacitação do Educador de Apoio, na EM Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim). Agora, os funcionários formam o grupo de brigadistas das unidades da rede municipal de ensino.

A ação ocorreu graças à parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc), a Defesa Civil de Praia Grande e o Corpo de Bombeiros. Os servidores que participaram da capacitação são oriundos de diferentes cargos e atuam dentro das escolas municipais. Além deles, funcionários das secretarias de Esportes e Lazer (Seel) e de Transito (Setran) também aproveitaram o momento para realizar o curso.

Durante a atividade, que contou com parte teórica e prática, os servidores aprenderam detalhes como, por exemplo, identificar o tipo de extintor e para qual material em combustão pode ser usado. Os educadores conheceram também as três formas de se apagar o fogo (abafamento, resfriamento e retirada de material) e como manusear um extintor em caso de princípio de incêndio.

De acordo com o comandante do 1º Posto de Bombeiros de Praia Grande, o primeiro tenente João Carlos Alves de Carvalho, a capacitação técnica oferecida atende ao requisito da Instrução Técnica número 17, prevista no Decreto Estadual 56.819, de 10 de março de 2011. “No treinamento buscamos mostrar aos educadores a forma correta de usar o extintor e o hidrante, o jeito certo de fazer evacuação de área e quando acionar o alarme de incêndio”, destacou.

Com o curso, a principal ação que os brigadistas terão de fazer em possíveis casos de emergência diz respeito a adotar os procedimentos corretos e eficazes de evacuação de área. “Nosso objetivo não é fazer com que o funcionário da escola vá apagar um incêndio sozinho. Contudo, se ele realizar a retirada de todas as pessoas do prédio e identificar se tem alguma vítima no local já adianta o trabalho do Corpo de Bombeiros que ganha tempo na extinção do fogo ou no resgate de alguém se for necessário”.

Responsável em fazer a ponte entre a Seduc e o Corpo de Bombeiros, o diretor da Defesa Civil de Praia Grande, o engenheiro Luciano Gomes Souza, o treinamento tem a finalidade de trabalhar na prevenção. “Além de cumprir a uma determinação técnica para a emissão do AVCB, a capacitação teve o objetivo também de disseminar informação para que esses profissionais saibam como agir não apenas nas escolas, mas também em suas residências e demais locais”.

AVCB – Atualmente, há uma comissão técnica, criada por meio do Decreto Municipal nº 6270/2017, destinada a realizar os procedimentos necessários para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Presidida pelo diretor do Departamento de Obras de Educação, Diego Jorge de Melo Lacerda, a comissão também conta com a participação dos engenheiros Normélia Carvalho Luz, Luciano Gomes Souza e Ricardo Fontes Cruz.

Todo este trabalho de orientação e trâmites necessários relacionado à prevenção e combate à incêndio nos edifícios ocupados por servidores municipais (mais de 200 edificações) passam por essa comissão. “Isso mostra que a Secretaria de Educação pensa em primeiro lugar na segurança dos alunos, de todo o corpo de funcionários que atuam nas unidades e das pessoas que circulam diariamente nos prédios municipais. E essa parceria com o Corpo de Bombeiros se faz fundamental”.

Para a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, essa parceria entre a Seduc, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros destaca a integração de diferentes entidades. “O treinamento de brigada ocorreu em ótimo momento, pois aproveitou esse período de capacitação pelo qual os educadores de apoio passaram. Somado a isso, o curso também vem ao encontro das ações realizadas pela secretaria, para garantir a segurança aos nossos alunos e funcionários”.