Praia Grande faz semana de combate à dengue

Até o dia 19 serão promovidos mutirões e campanhas de conscientização

Por Ana Flávia Scarelli | 11/11/2005

Tem início amanhã (12) a Semana de Combate à Dengue, em Praia Grande. Até o dia 19 (sábado), Dia Nacional de Combate à Dengue, a Secretaria de Saúde promove mutirões nos bairros, distribui folhetos educativos buscando a conscientização da comunidade e realiza palestras e carreatas. Este ano, o slogan do Ministério da Saúde é para combater a dengue você e a água não podem ficar parados. As ações da semana estão a cargo do Controle Municipal de Combate à Dengue.

O chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Ozório Gonçalves Júnior, espera que a população continue alerta. “É preciso eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti para que nosso índice diminua”. Até outubro último, Praia Grande havia registrado 120 casos confirmados da doença.

A semana – As atividades começam amanhã (12), na areia da praia do Boqueirão. A equipe estará com uma tenda montada em frente à Avenida Costa e Silva, de onde os agentes sairão para fazer panfletagem até as praias do Canto do Forte e Guilhermina.

De domingo a terça-feira (13 a 15), as ações ocorrem nos semáforos de quatro cruzamentos da Cidade: avenidas Brasil com Costa e Silva (Boqueirão), Avenida Presidente Kennedy com Rua Guatemala (Guilhermina), avenidas Presidente Kennedy com Vicente de Carvalho (Ocian), e Kennedy com Rua José Borges Neto (Mirim).

De 16 a 18, as escolas municipais estarão trabalhando em diversos projetos de conscientização. No mesmo período, as linhas de ônibus 33, 17, 11 e a linha que serve o Litoral Plaza Shopping receberão panfletagem e serão animados com o “Teste seu conhecimento”, onde passageiros que acertarem as perguntas feitas pelos agentes ganharão pequenos brindes.

Dia Nacional – No Dia Nacional de Combate à Dengue, as atividades começam cedo. Às 9 horas, está programado o “aquecimento” com diversas atividades esportivas na Academia O2. Em seguida, uma carreata puxada por carros do Corpo de Bombeiros segue até o bairro Sítio do Campo, onde a festa vai até às 17 horas, com shows, brincadeiras, dança de rua, oficinas de artes, atividades educativas sobre a dengue, estande com demonstração de larvas e limpeza de caixa d’água, sorteios de brindes e apresentação de grupos da Cidade.

A festa, na Avenida Irmãos Adorno, via principal do Sítio do Campo, ocorre dentro do Projeto de Integração Cultural e Cidadania, da Secretaria de Cultura e Eventos (Secult).

Realizado mensalmente, o projeto leva aos bairros atrações e entretenimento para todas as idades. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) dá início às brincadeiras com cama elástica, basquete, torneios e clínicas de esportes.

Haverá também serviços gratuitos de uma escola de cabeleireiros, além de feira de artesanato e de equipamentos de lazer. O Departamento de Cultura é responsável pelas atividades manuais, como artesanato, argila e colagem. Na parte da tarde, começam as atrações musicais, com muito axé e lambaeróbica, além de outros ritmos.

O evento termina dia 19, mas o Programa Municipal de Controle da Dengue desenvolve ações durante todo o ano. Sua sede fica na Rua Milton Daniels, 555, Jardim Quietude. Outras informações pelo telefone 3471-1442.