Motos roubadas são recuperadas graças ao “cerco eletrônico” de Praia Grande

Sistema está instalado em pontos estratégicos da Cidade

11/10/2018

Foto Indisponivel

Duas motos roubadas foram recuperadas na madrugada desta quinta-feira (11), em Praia Grande, graças ao sistema de monitoramento por vídeo instalado na Cidade, conhecido como “cerco eletrônico”.

O sistema foi acionado por volta das 3 horas quando uma motocicleta Biz de cor preta passou por um dos dispositivos instalados no viaduto do Bairro Samambaia. Embora o veículo não apresentasse queixa e furto ou roubo, havia a informação de que no dia 20 de setembro a moto havia sido vista rebocando uma outra motocicleta, esta sim produto de roubo no Bairro Ocian.

A informação foi repassada via rádio nas redes do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e da Polícia Militar (Copom) e com o auxílio das câmeras equipes iniciaram o acompanhamento ao veículo, conseguindo abordá-lo na Rua 26 de Janeiro, no Bairro Mirim.

Os dois adolescentes que estavam na moto indicaram aos policiais uma casa na Rua Pedro Taques, no Bairro Ribeirópolis onde foram encontradas duas motos: a que havia sido roubada no dia 20 e uma outra também produto de roubo.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia-Sede da Cidade onde foi registrada e os adolescentes ficaram à disposição da justiça.

Estatísticas – Recentemente, um levantamento divulgado pela Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) apontou uma expressiva redução nos índices de roubo e furto de veículos em Praia Grande.

Conforme os dados, houve uma queda de 66,6% no número de roubos de veículos no período de janeiro a julho nos últimos três anos (2016, 2017 e 2018). Já no número de furtos, no mesmo período, a redução foi de 6,9%.

De acordo com o inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Seasp, Marco Alves dos Santos, esta curva descendente se deve principalmente aos recentes investimentos feitos na área de segurança pública no Município, especialmente a aquisição de novas câmeras e modernos softwares e a implantação do cerco eletrônico.

A primeira etapa, já concluída, conta com 78 pontos capazes de rastrear os veículos. Mais 28 pontos estão sendo instalados, entre eles o do Viaduto do Samambaia, devendo chegar a 106 pontos nos próximos meses.

Uma terceira fase está prevista para ser iniciada no ano que vem com o apontamento de novos locais pela Guarda Civil Municipal (GCM) e polícias Civil e Militar. O objetivo é alcançar o número de 170 faixas de rolamento monitoradas pelo sistema.