Usuários da Casa de Estar recebem palestra sobre autoestima

Encontro teve objetivo de despertar vontade de receber atendimento

19/10/2018

Moradores em situação de rua de Praia Grande, que frequentam os serviços da Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira e do Centro POP, participaram de um encontro com um psicólogo para falar sobre autoestima, na quarta-feira (17). Mais de 40 pessoas compareceram e bate papo rendeu frutos. A meta foi fazer com que este público reflita sobre a sua condição e perceba que, com a ajuda dos serviços, pode mudar de vida e ser reinserido à sociedade.

A conversa foi toda voltada para quem encara diariamente a realidade das ruas. A valorização de cada indivíduo, o amor próprio e a importância dos laços familiares foram alguns dos temas abordados.

O palestrante do encontro foi o psicólogo Maurício Zomignani. Durante o bate papo, ele convidou os participantes a separarem em um papel coisas que os faziam bem e coisas que os fazia mal. A atitude fez com que os convidados refletissem sobre suas atitudes diárias. O psicólogo ainda buscou ampliar o olhar dos moradores em situação de rua para que repensem o que querem para o futuro e que podem receber ajuda para melhorar de vida.

De acordo com a coordenadora dos serviços, Marlene Alves dos Anjos, as pessoas que participaram da palestra mudaram suas atitudes nos últimos dias. Além de procurarem o serviço com o objetivo de buscar ajuda, espalharam a ideia para outras pessoas nas ruas. “Notei que a visão deles mudou. Aos poucos estão se aproximando mais do serviço, querendo mudar de vida. Essa é a parte mais importante, que eles aceitem ajuda, pois não é possível obriga-los a isso”.

Casa de Estar – A Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, no Bairro Vila Sônia, é um local para acolhimento de moradores de rua, onde eles encontram local para dormir, tomar banho e se alimentar. Lá, eles são encaminhados para os serviços sociais do Município, que procuram reinseri-los à sociedade. A Casa de Estar conta com um serviço de Busca Ativa, que vai ao local e conversa com os moradores para que aceitem ajuda.

Vale ressaltar que o local não é uma casa de internação. Não é possível obrigar o morador de rua a receber o atendimento. Os acolhidos precisam aceitar a ajuda espontaneamente. O telefone de contato da Casa de Estar é 3596-6595.

O Centro POP é um serviço voltado para o atendimento especializado à população em situação de rua e realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.