Escolas apresentam peças teatrais em etapa final do Ecoviver

Encenações ocorreram nesta segunda-feira (22), no Palácio das Artes

23/10/2018

Nesta segunda-feira (22) ocorreu as apresentações teatrais realizadas por cinco escolas selecionadas para a etapa final da 13ª edição do programa Ecoviver. A atividade, que ocorreu no Teatro Municipal Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA), contou com a presença das outras sete unidades de ensino que participaram da iniciativa ao longo do ano. Como temática principal, os espetáculos mostraram as variadas formas de se preservar e relacionar com o meio ambiente.

Chegaram a etapa final as unidades: EM Fausto Figueira do Amaral, Bairro Canto do Forte; EM Vereador Felipe Avelino, Caiçara; EM João Gonçalves, Aviação; Anahy Navarro Trovão, Boqueirão; e Domingos Soares de Oliveira, Sítio do Campo. Além dos espetáculos preparados por cada escola, os organizadores do Ecoviver presentearam a criançada ao levar a apresentação teatral “Um Dia na Família do Capim”.

De acordo com a coordenadora do Ecoviver em Praia Grande, Carla Oliveira, a mostra teatral serve como um reflexo de todo o trabalho realizado durante o ano. Começando com as formações de professores e também com a oficina voltada para a construção de uma peça teatral. “Os alunos e professores se empenharam muito. Conseguiram em cada peça falar de forma de forma lúdica e emocionante sobre os problemas do meio ambiente”, destacou.

A diretora do Departamento de Educação Ambiente, Eliane Queiroz, responsável em fazer a intermediação entre o Grupo Ecovias e as escolas municipais, enalteceu a qualidade dos espetáculos apresentados. “O conteúdo levado ao palco do PDA mostra o amadurecimento dos alunos e, principalmente, o resgate da autoestima das nossas crianças. Isso porque eles demonstraram uma confiança de quem aprendeu e conhecia do assunto”.

Programa - O Ecoviver tem como objetivo sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para despertar um novo olhar acerca da realidade local e das questões da atualidade e proporcionar, a partir disso, intervenções artísticas na escola, comunidade ou bairro, estimulando a criatividade e fomentando a arte e a cultura. A parceria com o projeto já acontece desde 2007 por meio do Departamento de Educação Ambiental.