Docentes participantes do 4º Prêmio Professor recebem homenagens
Evento ocorreu na última sexta-feira (9), Auditório Roberto Marinho
12/11/2018

Na última sexta-feira (9), a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu a entrega dos troféus da 4ª edição do Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. O projeto “Ensinando Habilidades de Imitação ao Aluno com Transtorno do Expectro do Autismo (TEA)”, de autoria do docente Alexandre Dias Nunes de Melo, conquistou a primeira colocação. O evento, realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, contou com a presença dos demais 19 finalistas.
Na segunda e terceira colocações ficaram as iniciativas “Leitura: Uma Mala Repleta de Conhecimento” e o “Projeto Jovens Autores”, respectivamente, das professoras Rosangela Teles Encinosso Guimarães e Luciana Maria da Silva. Todos os docentes homenageados da noite receberam os troféus das mãos do prefeito Alberto Mourão, da secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, da subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, e da diretora da Divisão de Formação, Marilena Ferreira.
Antes de começarem as entregas dos troféus, os participantes assistiram a apresentações de dança das alunas da EM Porto das Artes, coordenadas pela professora Raquel Meneses. Para encerrar a noite de comemorações, a Secretaria de Educação fez a divulgação da regista digital “Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso”. Os três projetos vencedores foram transformados em artigos e publicados no periódico, junto com demais práticas da Seduc, e estão disponíveis para acesso no site Cidadão PG.
A secretária de Educação, Nanci Solano, destacou a qualidade dos projetos inscritos no Prêmio Professor. Para a titular da pasta, os trabalhos apresentados mostram o empenho e dedicação dos docentes. “Assim oferecemos cada vez mais um ensino de qualidade nas nossas escolas. Como prova disso, temos a recente divulgação das notas de Praia Grande no Ideb. A Cidade foi a que apresentou maior crescimento entre os municípios da Baixada Santista”.
De acordo com o prefeito, ao longo dos últimos anos, a Administração Municipal busca dar um norte a educação nas escolas municipais a fim de fazer com que os jovens cheguem preparados ao Ensino Médio. “Investimos maciçamente em infraestrutura e ferramentas para que os docentes tenham material o suficiente para exercer da melhor maneira possível a sua função. Acreditamos que a educação tem papel único. Além de ensinar, é o de formar cidadãos capacitados para o futuro”.
Práticas de sucesso - Após conquistar o terceiro lugar na edição do ano passado, com o projeto “A Educação Física para Aluno com Transtorno do Espectro Autista”, o docente Alexandre Dias Nunes de Melo participou mais uma vez do Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. Desta vez, o educador físico fez ainda mais bonito e garantiu o primeiro lugar na edição deste ano com o trabalho “Ensinando Habilidades de Imitação ao Aluno com TEA”.
Educador físico nas escolas Ophélia Caccetari dos Reis e Ary Cabral, Melo levou para a sala de aula uma realidade que vivia em casa. “Tenho filho com autismo e comecei a colocar em prática com os alunos as atividades que davam certo com meu filho. Fico feliz de receber esse reconhecimento. Ainda mais poder compartilhar com os colegas essas práticas que realmente trouxeram resultados significativos. Inclusive já recebo o feedback de outros professores que também desenvolveram as técnicas e o resultado foi produtivo”.
Na segunda posição, o projeto “Leitura: Uma Mala Repleta de Conhecimento” fez com que os alunos viajassem e conhecessem a cultura e costumes de determinado lugar ou região sem sair da sala de aula. Desenvolvido pela professora Rosângela Teles Encinosso Guimarães, da EM Ary Cabral, a docente trabalhou a iniciativa com alunos 4º ano do Ensino Fundamental e usou como instrumento principal a leitura e a escrita.
Além do Prêmio Professor, recentemente o projeto conquistou o segundo lugar, na categoria Professor, Troféu Proler, organizado pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) - Baixada Santista/Unisanta. “Fico grata em ver a iniciativa ganhar corpo dessa forma. É a realização de um sonho! Esse reconhecimento nos dá mais ânimo para continuar. Ainda mais quando temos o apoio da equipe técnica e dos alunos”, destacou Rosangela Guimarães.
A EM Sebastião Tavares de Oliveira foi o palco da realização do projeto Jovens Autores desenvolvido pela professora Luciana Maria da Silva. A iniciativa permitiu que a docente conquistasse a terceira colocação na edição deste ano do Prêmio Professor. Para alcançar o resultado esperado, a ação teve como ponto de partida o contato com autores de livros e de experiências variadas de leitura e escrita que culminou na publicação de uma antologia.
“Na verdade, o prêmio significa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido durante três anos. Venho realizando a iniciativa com os alunos ao longo desse tempo e ver a felicidade deles quando souberam do resultado no deixa ainda mais feliz”, afirmou Luciana da Silva. “Com certeza, vamos aperfeiçoar o projeto e colocá-lo em prática novamente para que a gente possa acrescentar alguns detalhes ou colocar em prática outras estratégias para fazer com a iniciativa também continue a evoluir”.
Processo - O concurso teve início em 2016, quando os professores inscreveram as iniciativas pedagógicas com resultados positivos para concorrer ao prêmio. Do total de participantes, 20 docentes foram classificados para a fase final, após a verificação dos trabalhos, avaliando-se se atendiam aos pontos exigidos, e apresentação para comissão julgadora.
Os vencedores do Prêmio Professor foram escolhidos pelos próprios colegas de profissão, durante a 8ª Jornada Pedagógica, em março deste ano. Na ocasião, os concorrentes socializaram as práticas de sucesso nas oficinas assistidas pelos professores, como forma de capacitação. Ao final, os docentes avaliaram as iniciativas e o mais votado, em proporção, conquistou o primeiro lugar.
Bom desempenho – O empenho e dedicação dos professores ao desenvolverem práticas pedagógicas como as que concorreram a 4ª edição do Prêmio Professor já traz resultados significativos na qualidade de ensino da rede municipal. Prova disso foram recentes notas alcançadas pelo Município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Praia Grande registrou maior crescimento entre as cidades da Baixada Santista, ao atingir as notas de 6,4 e 5,4, elevando as marcas em 0,6 e 0,5, respectivamente, para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º).
Com os 6,4, o Município superou a meta estabelecida pelo MEC que era de 5,9, para os anos iniciais, nesta edição, e a média nacional que foi de 6,0. Na Baixada Santista, apenas Itanhaém ficou à frente com a nota de 6,5. Quanto ao crescimento de 0,6 pontos se deu no comparativo com o resultado de 5,8, alcançado pelo Município no Ideb de 2015.
Na segunda e terceira colocações ficaram as iniciativas “Leitura: Uma Mala Repleta de Conhecimento” e o “Projeto Jovens Autores”, respectivamente, das professoras Rosangela Teles Encinosso Guimarães e Luciana Maria da Silva. Todos os docentes homenageados da noite receberam os troféus das mãos do prefeito Alberto Mourão, da secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, da subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, e da diretora da Divisão de Formação, Marilena Ferreira.
Antes de começarem as entregas dos troféus, os participantes assistiram a apresentações de dança das alunas da EM Porto das Artes, coordenadas pela professora Raquel Meneses. Para encerrar a noite de comemorações, a Secretaria de Educação fez a divulgação da regista digital “Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso”. Os três projetos vencedores foram transformados em artigos e publicados no periódico, junto com demais práticas da Seduc, e estão disponíveis para acesso no site Cidadão PG.
A secretária de Educação, Nanci Solano, destacou a qualidade dos projetos inscritos no Prêmio Professor. Para a titular da pasta, os trabalhos apresentados mostram o empenho e dedicação dos docentes. “Assim oferecemos cada vez mais um ensino de qualidade nas nossas escolas. Como prova disso, temos a recente divulgação das notas de Praia Grande no Ideb. A Cidade foi a que apresentou maior crescimento entre os municípios da Baixada Santista”.
De acordo com o prefeito, ao longo dos últimos anos, a Administração Municipal busca dar um norte a educação nas escolas municipais a fim de fazer com que os jovens cheguem preparados ao Ensino Médio. “Investimos maciçamente em infraestrutura e ferramentas para que os docentes tenham material o suficiente para exercer da melhor maneira possível a sua função. Acreditamos que a educação tem papel único. Além de ensinar, é o de formar cidadãos capacitados para o futuro”.
Práticas de sucesso - Após conquistar o terceiro lugar na edição do ano passado, com o projeto “A Educação Física para Aluno com Transtorno do Espectro Autista”, o docente Alexandre Dias Nunes de Melo participou mais uma vez do Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. Desta vez, o educador físico fez ainda mais bonito e garantiu o primeiro lugar na edição deste ano com o trabalho “Ensinando Habilidades de Imitação ao Aluno com TEA”.
Educador físico nas escolas Ophélia Caccetari dos Reis e Ary Cabral, Melo levou para a sala de aula uma realidade que vivia em casa. “Tenho filho com autismo e comecei a colocar em prática com os alunos as atividades que davam certo com meu filho. Fico feliz de receber esse reconhecimento. Ainda mais poder compartilhar com os colegas essas práticas que realmente trouxeram resultados significativos. Inclusive já recebo o feedback de outros professores que também desenvolveram as técnicas e o resultado foi produtivo”.
Na segunda posição, o projeto “Leitura: Uma Mala Repleta de Conhecimento” fez com que os alunos viajassem e conhecessem a cultura e costumes de determinado lugar ou região sem sair da sala de aula. Desenvolvido pela professora Rosângela Teles Encinosso Guimarães, da EM Ary Cabral, a docente trabalhou a iniciativa com alunos 4º ano do Ensino Fundamental e usou como instrumento principal a leitura e a escrita.
Além do Prêmio Professor, recentemente o projeto conquistou o segundo lugar, na categoria Professor, Troféu Proler, organizado pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) - Baixada Santista/Unisanta. “Fico grata em ver a iniciativa ganhar corpo dessa forma. É a realização de um sonho! Esse reconhecimento nos dá mais ânimo para continuar. Ainda mais quando temos o apoio da equipe técnica e dos alunos”, destacou Rosangela Guimarães.
A EM Sebastião Tavares de Oliveira foi o palco da realização do projeto Jovens Autores desenvolvido pela professora Luciana Maria da Silva. A iniciativa permitiu que a docente conquistasse a terceira colocação na edição deste ano do Prêmio Professor. Para alcançar o resultado esperado, a ação teve como ponto de partida o contato com autores de livros e de experiências variadas de leitura e escrita que culminou na publicação de uma antologia.
“Na verdade, o prêmio significa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido durante três anos. Venho realizando a iniciativa com os alunos ao longo desse tempo e ver a felicidade deles quando souberam do resultado no deixa ainda mais feliz”, afirmou Luciana da Silva. “Com certeza, vamos aperfeiçoar o projeto e colocá-lo em prática novamente para que a gente possa acrescentar alguns detalhes ou colocar em prática outras estratégias para fazer com a iniciativa também continue a evoluir”.
Processo - O concurso teve início em 2016, quando os professores inscreveram as iniciativas pedagógicas com resultados positivos para concorrer ao prêmio. Do total de participantes, 20 docentes foram classificados para a fase final, após a verificação dos trabalhos, avaliando-se se atendiam aos pontos exigidos, e apresentação para comissão julgadora.
Os vencedores do Prêmio Professor foram escolhidos pelos próprios colegas de profissão, durante a 8ª Jornada Pedagógica, em março deste ano. Na ocasião, os concorrentes socializaram as práticas de sucesso nas oficinas assistidas pelos professores, como forma de capacitação. Ao final, os docentes avaliaram as iniciativas e o mais votado, em proporção, conquistou o primeiro lugar.
Bom desempenho – O empenho e dedicação dos professores ao desenvolverem práticas pedagógicas como as que concorreram a 4ª edição do Prêmio Professor já traz resultados significativos na qualidade de ensino da rede municipal. Prova disso foram recentes notas alcançadas pelo Município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Praia Grande registrou maior crescimento entre as cidades da Baixada Santista, ao atingir as notas de 6,4 e 5,4, elevando as marcas em 0,6 e 0,5, respectivamente, para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º).
Com os 6,4, o Município superou a meta estabelecida pelo MEC que era de 5,9, para os anos iniciais, nesta edição, e a média nacional que foi de 6,0. Na Baixada Santista, apenas Itanhaém ficou à frente com a nota de 6,5. Quanto ao crescimento de 0,6 pontos se deu no comparativo com o resultado de 5,8, alcançado pelo Município no Ideb de 2015.