PG participa de A Região em Pauta sobre tecnologia nas escolas

Evento ocorreu nesta terça-feira (4), na sede do Grupo A Tribuna

5/12/2018

A tecnologia dentro da sala de aula já faz parte da rotina das 76 escolas municipais. Por conta do constante investimento na área da educação, Praia Grande participou do 24º encontro do projeto A Região em Pauta. Organizado pelo grupo A Tribuna de Comunicação, o evento ocorreu nesta terça-feira (4), na sede da entidade, em Santos. O diretor do Departamento de Programas de Inclusão Digital da Secretaria de Educação (Seduc), Rafael Turlão, representou a Cidade no painel de discussões e detalhou sobre os investimentos feitos em prol de novas ferramentas de ensino.

Turlão dividiu o painel de conversas com a vereadora de Santos, Audrey Kleys, a coordenadora da Comunidade Educativa Cedac, Camila Fattori, e do estudante e microempreendedor, Matheus Oliveira da Silva. Mediado pela jornalista Arminda Augusto, o bate-papo sobre Tecnologia nas Escolas foi a segunda temática debatida no dia. Anteriormente, o A Região em Pauta detalhou sobre questões referentes a Educação Inclusiva.

Durante sua fala, o diretor do Departamento explicou como funcionam as lousas digitais existentes nas 771 salas de aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Turlão comentou também sobre os tablets e as salas de informática existentes nas unidades. “Quanto a esse último, queremos comentar em primeira mão, que para o ano que vem modernizaremos os laboratórios de informáticas das escolas de Educação Infantil”, anunciou.

A Administração Municipal adquirirá 274 novos equipamentos que serão utilizados por alunos das turmas Infantil I e II de 31 escolas municipais, bem como, nas salas multifuncionais que oferecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Tratam-se de mesas digitais interativas, com touchscreen, que serão colocadas no lugar dos equipamentos existentes nas unidades escolares. Acreditamos que as crianças já poderão contar com a nova ferramenta no início do próximo ano letivo”, destacou Turlão.

Um dos aspectos debatidos durante o encontro foi a necessidade de preparar os professores para que saibam utilizar todas as ferramentas disponíveis graças à tecnologia. “Em Praia Grande, nosso setor fica ligado diretamente à Subsecretaria de Gestão Pedagógica. Estamos sempre em contato para ver as necessidades dos professores. Constantemente, nossa equipe de programadores desenvolve capacitações com os docentes para prepará-los e auxiliá-los a usarem as lousas digitais e outras tecnologias para utilizarem de forma mais ampla todas as ferramentas existentes”, ressaltou o representante praia-grandense.

Com o constante investimento na área, Praia Grande está à frente do que preconiza a nova Base Nacional Comum Curricular (BCNN). De acordo com a vereadora Audrey Kleys, a partir de 2020, as redes municipais, estaduais e particulares de ensino, terão de promover aos alunos o acesso à tecnologia. “São ferramentas que, quando bem utilizadas, podem agregar ao ensino dos alunos. Prova disso, é o trabalho realizado pelo Parque Tecnológico, da Secretaria de Educação de Santos”, comparou.

Em um toque - Em Praia Grande, cada sala de aula tem um kit composto por uma lousa interativa sensível ao toque (touchscreen), um projetor de imagens e um computador interligado à lousa, possibilitando ao professor criar e apresentar o conteúdo por meio dos equipamentos. Além de chamar a atenção dos alunos, o aparelho amplia os recursos dos docentes com vídeos, músicas, gráficos e jogos didáticos virtuais utilizados como ferramentas para o aprendizado.

Essa nova forma de ensinar teve início em 2012, quando a Secretaria de Educação instalou as lousas digitais em todas as salas de informática das unidades de Ensino Fundamental. Depois, em 2014, a pasta municipal fez a ampliação no número destes equipamentos ao implementá-los em todas as salas de aula de turmas do 1º ao 9º ano e também na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2017, a Seduc realizou nova aquisição e levou os aparelhos para as escolas de Educação Infantil.

Na palma da mão – Nas salas de aulas de Ensino Fundamental, as lousas ganham a companhia de outra ferramenta tecnológica. Os tablets também são uma realidade em Praia Grande. A Secretaria de Educação distribuiu 2.240 equipamentos para atenderem os alunos nas escolas municipais e outros 1.400 para os docentes da rede, totalizando o fornecimento de 3.640 aparelhos.

Os equipamentos facilitam a dinâmica de ensino dos professores ao mesmo tempo em que despertam o interesse dos alunos. Cada unidade do Ensino Fundamental conta com 80 tablets que são utilizados em sala de aula. Com isso, os estudantes não precisam estar necessariamente em uma sala de informática para ter acesso a conceitos de computação.
Tradição – Mas o uso dos tablets não acabou com as tradicionais salas de informática. Elas ainda são uma realidade em Praia Grande. Destaque para os espaços existentes nas escolas de Educação Infantil. Com mesas educacionais do Sistema Positivos, alunos das turmas de Educação Infantil I e II aprendem por meio de jogos educativos que propõem um aprendizado de forma lúdica.