Idosos promovem festa para crianças acolhidas em PG

Encontro realizado no Conviver do Bairro Boqueirão reuniu mais de 150 pessoas

12/12/2018

Foto Indisponivel

Pelo quarto ano seguido, os idosos do Conviver Boqueirão se uniram às crianças da Instituição de Acolhimento São Francisco de Assis (Iasfa) para festejar o Natal. O encontro, realizado nesta quarta-feira (12), no Conviver Boqueirão, teve como objetivo integrar os dois públicos. Cerca de 80 crianças e adolescentes participaram da festa, além de mais 50 idosos do Conviver.

Entre as atividades realizadas, mergulho no mar, brincadeiras com skate, bolas, pula-pula, além de sorvetes, comidas, doces e distribuição de brinquedos. A Mamãe Noel fez a festa com a distribuição de brinquedos.

A aposentada Ivanete Trevisan Gil, de 62 anos, se emocionou muito ao relatar sua participação na festa. O motivo das lágrimas foi a identificação com a criança que a acompanhou. “Tenho uma neta de quatro anos e fiquei com uma criança de 3. Vi nela a minha neta, mas só de pensar que essa pequena não tem a presença de um pai ou de uma mãe, me faz refletir”.

Quem também colaborou para o sucesso da festa foi a aposentada Maria Neves da Silva, de 62 anos, que faz aulas de alongamento no Conviver do Bairro Boqueirão. “Todo ano eu ajudo com esse evento das crianças. Já ajudei a arrumar o salão, já fui para praia com elas, fizemos bagunça e nos divertimos muito. É como se eu voltasse a ser crianças junto com elas”.

A diretora do Conviver, Solange Donizete de Carvalho, que organizou a festa, destacou que os frequentadores da unidade estavam muito animados desde a preparação do evento. “Tem um grupo de cada atividade participando. Se todos pudessem fazer algo semelhante para estas crianças a cada dois meses, com certeza elas seriam mais felizes ao longo de todo o ano”.

De acordo com a secretária de Promoção Social de Praia Grande, Gisele Domingues, ações como esta são muito positivas, tanto para os idosos, quanto para as crianças. “É um encontro muito interessante, de duas gerações distintas que se entrosaram e brincaram bastante. Foi muito legal”.

Serviço – Atualmente, as unidades do Programa Conviver atendem cerca de 6 mil pessoas, todas acima dos 50 anos. O Programa conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade e cada uma dessas unidades tem diferentes características, de maneira a oferecer mais de 30 tipos de atividades, entre elas, ginástica, musculação, hidroginástica, caratê, xadrez, informática, tênis, alfabetização, smartphone, tai chi chuan, ioga artesanatos diversos e muito mais.


As unidades estão localizadas nos bairros: Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações bastar comparecer na unidade mais próxima ou ligar para 3496-5015.

Acolhimento - A Instituição de Acolhimento São Francisco de Assis (Iasfa) é o local para onde são encaminhadas as crianças que tiveram seus direitos violados, enquanto não são reinseridas no contexto familiar ou são direcionadas para uma família substituta.