Complexo de Saúde Irmã Dulce será gerenciado pela SPDM

Ampliação do Hospital Irmã Dulce resultará em 60 novos leitos

17/12/2018

A Prefeitura de Praia Grande anunciou a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) como a nova gestora do Complexo de Saúde Irmã Dulce. A confirmação ocorreu nesta segunda-feira (17), em reunião que contou com representantes da Administração Municipal e também da SPDM. Durante o evento, também foi anunciado que o Hospital Irmã Dulce será ampliado e ganhará mais 60 leitos. A maternidade e os leitos para internações serão beneficiados. O investimento deve atingir cerca de R$ 20 milhões. As obras terão início no primeiro semestre de 2019.

O Complexo de Saúde Irmã Dulce compreende, além do Hospital Municipal, a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Hospital (PS Central), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Samambaia e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG). A gestão da SPDM terá início no dia 1º de janeiro de 2019.

“Praia Grande tem investido na área da saúde ao longo dos últimos anos com o objetivo de oferecer melhores serviços para os munícipes. Serão estabelecidos critérios rígidos para a redução de indicadores como o da mortalidade infantil. Volto a destacar que a Cidade está fazendo sua parte e que é importante o aumento do número de leitos na Região”, analisou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

O titular da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, explicou que o processo de transição da atual gestora, a FUABC, para a SPDM já está em andamento. Uma equipe formada por dez pessoas da Sesap está atuando diariamente dentro do Hospital Irmã Dulce para equacionar possíveis demandas neste período. “A SPDM venceu a seleção pública e por conta disso celebrou esse contrato de gestão com a municipalidade. Mensalmente serão repassados R$ 11,3 milhões para o gerenciamento do Complexo, valores estipulados no edital”.

A SPDM possui extensa experiência no gerenciamento de unidades hospitalares e tem ligação com a Unifesp. Um dos destaques é o trabalho desenvolvido no Hospital São Paulo, na Capital, referência em todo Estado para diversos procedimentos na área da saúde. O superintendente da Associação, doutor Mario Silva Monteiro, destacou esse histórico e reforçou o compromisso com Praia Grande em disponibilizar serviços de qualidade para munícipes e turistas. “Neste primeiro momento, a atuação será voltada para que o Hospital continue funcionando plenamente, principalmente nesses meses em que a cidade recebe grande número de pessoas. Nosso compromisso inicial com a Administração Municipal na transição é absorver os funcionários. Após esta etapa, vamos analisar o quadro”.

Novos leitos – Por meio de recursos próprios, a Prefeitura de Praia Grande ampliará o Hospital Municipal Irmã Dulce em mais 60 leitos. A unidade hospitalar é referência na Região em trauma e neurocirurgia no atendimento de pacientes de média e alta complexidade, além de ser responsável na Baixada Santista por 60% dos atendidos em leitos disponibilizados pelo Governo do Estado.

Atualmente, são 210 leitos. Após a ampliação, o Hospital Irmã Dulce passará a contar com 270 leitos. A ala da maternidade ganhará 23 novos leitos, passando de 45 para 68. Desta forma, o ocorrerá atendimento a todas as normativas da Rede Cegonha, incentivando o parto humanizado. Outro destaque será melhora no acesso e assistência aos bebês prematuros.

Após a ampliação os leitos voltados a internação passarão de 165 para 202, acréscimo de 37. Com isso, em um futuro próximo, a Sesap prevê um aumento do acesso aos procedimentos eletivos. De acordo com estimativas da secretaria praia-grandense, tudo isso resultará, no mínimo, em 4 mil novas internações por ano.

Além dos leitos, outros setores do Hospital também receberão melhorias. O local passará a abrigar uma base descentralizada do SAMU de Praia Grande. Área será de frente para a Avenida São Paulo com cerca de 100 metros quadrados e terá estacionamento para 8 ambulâncias, 2 quartos de repouso, almoxarifado, sala de estar e banheiros masculino e feminino.

Já o Laboratório Central ficará localizado em área com cerca de 200 metros quadrados. O refeitório será reformado e ampliado, saltando dos atuais 83 metros quadrados para 168 metros quadrados. A área de espera de cirurgias eletivas também será ampliada, de 27,60 para 59,70 metros quadrados, o que trará maior conforto para pacientes e acompanhantes.

Histórico - Inaugurado em 2008, o Hospital Municipal Irmã Dulce tem mais de 11 mil m² de área construída, ocupa prédio novo com seis pavimentos (cinco andares mais o térreo) e parte das instalações da antiga Santa Casa, totalmente reformadas. A unidade se tornou referência de atendimento para os praia-grandenses e também para os moradores de toda Baixada Santista que utilizam os serviços.

O Hospital funciona como referência para a Região em trauma e neurocirurgia no atendimento de pacientes de média e alta complexidade. A unidade é líder na Baixada Santista e responsável por mais de 40% dos atendidos em leitos disponibilizados pelo Governo do Estado em toda a Baixada.