Servidores do Caps-Álcool e Drogas de Praia Grande passam por atualização profissional

Capacitação foi ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde

20/3/2019

Para melhorar ainda mais o atendimento realizado aos pacientes do Caps- AD (Centro de Atenção Psicossocial-Àlcool e Drogas) de Praia Grande, o NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde), realizou, na última semana, um treinamento com os funcionários da unidade, voltado a procedimentos de emergência e cuidados a pacientes em deterioração clínica, ou seja, aqueles cujo estado de saúde esteja piorando drasticamente.

A capacitação vai permitir que a unidade implante um ‘Time de Resposta Rápida’ que é um grupo de profissionais especializados em cuidados críticos e que deve ser acessado rapidamente em casos urgentes. “No Caps-AD temos pacientes que muitas vezes, por uso abusivo de substancias psicoativas procuram a unidade e por conta desses abusos podem ter uma parada cardiopulmonar. Preparar a equipe para essa situação é de extrema relevância”, explicou a enfermeira técnica da unidade, Jaqueline Mariano.

Foram qualificados 25 servidores entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e médicos. Os palestrantes foram José Isaias Lima e Simone Zunega, ambos enfermeiros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

NEPS- O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.