Funcionários dão vida a personagens de Monteiro Lobato em peça teatral

Ação busca despertar nos alunos o prazer pela leitura e celebrar o Dia do Livro

29/4/2019

Os funcionários da EM Governador Orestes Quércia, Bairro Mirim, deram vida aos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, criados por Monteiro Lobato. Na sexta-feira (26), ocorreu a primeira apresentação da peça teatral para alunos da EM Oswaldo Justo (escola vizinha). A iniciativa teve como objetivo despertar nos estudantes o gosto pela leitura, bem como, comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril.

Os funcionários foram liderados pela auxiliar de biblioteca, Vânia Wright dos Santos, que ficou responsável em escrever a peça, produzir os figurinos e organizar os ensaios, que ocorriam sempre no intervalo de aulas dos alunos. A iniciativa ocorre pelo segundo ano consecutivo com a mobilização em maciça dos servidores da unidade. Nos próximos dias será a vez dos alunos da EM Orestes Quércia e da EM Vila Mirim, também assistirem ao espetáculo.

“Nosso intuito foi de aproximar as histórias contadas pelos livros de Monteiro Lobato aos alunos. Por que hoje, alguns deles, estão cada vez mais ligados às tecnologias e deixam o hábito da leitura de lado”, destacou a auxiliar de biblioteca. “Ano passado, fizemos a peça focada apenas na Emília, mas, este ano, com o apoio dos demais funcionários, resolvemos ampliar e trazer os principais personagens”.

Homenagem - O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, foi instituído em 2002, ano em que criou-se a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto juvenil. O escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920. O sucesso do livro fez com que novas obras literárias voltadas para o mesmo público surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros.