Equipe competitiva de ginástica artística treina no Boqueirão

Grupo de Praia Grande reúne 38 atletas

8/5/2019

A equipe competitiva de ginástica artística feminina e masculina de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer – SEEL e Liga de Ginástica Artística de Praia Grande) treina de segundas as sextas-feiras, das 14 horas às 20h30, no Ginásio do Bairro Boqueirão (Avenida Rio Branco, 572). No total, 38 atletas trabalham nas equipes de treinamento avançado, pré-competição 1 e 2.

O grupo municipal é conduzido por Caio Américo Costa, 31 anos, ex-atleta da seleção brasileira. Formado em Educação Física e pós-graduado em Educação Especial, ele comanda a seleção da Cidade desde 2013 e atualmente, conta com apoio dos estagiários Nicole Piacentini de Freitas Pereira e Arthur Yan Souza, ambos ex-ginastas da própria equipe de Praia Grande.

“Neste ano, nossos principais objetivos são obter bons resultados no Torneio Nacional que ocorre em junho, nos Jogos da Juventude e Jogos Regionais”, afirmou Caio. “Nossa equipe masculina tem um nível alto, já a feminina está iniciando um novo ciclo de trabalho. Contamos com 6 garotos e sete garotas já prontos para competir. No grupo de pré-competição 1, temos mais 8 no total e no pré-competição 2, que é a primeira fase após a iniciação, reunimos 17”.

Atletas - Cássio Eduardo Menezes do Nascimento, 12 anos, começou na ginástica aos 6 anos. Morador do Bairro Esmeralda, é estudante da Escola Municipal Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo. Especialista na prova da barra fixa, é medalhista nas disputas dos Jogos da Juventude, Jogos Regionais e Abertos do Interior, entre outras competições. “Quis fazer ginástica por que me encantava com os atletas que via na televisão. Neste ano, quero ajudar nossa equipe a conquistar muitas medalhas”.

Isadora Paulínia de Oliveira, 15 anos, pratica ginástica artística desde os 8. Residente no Bairro Sítio do Campo, estuda na Escola Municipal José Júlio Martins Baptista. Medalhista em Jogos da Juventude, jogos Regionais e Abertos do Interior, tem a prova de trave de equilíbrio como à preferida. “Comecei na modalidade por que minha irmã praticava e ela me inspirou, e também, por admirar o esporte pela televisão. Em 2019, precisamos treinar bastante forte para garantir vaga nos pódios das principais competições”.

Dados - A SEEL de Praia Grande oferta gratuitamente aos munícipes polos para treinamento e desenvolvimento competitivo em 23 modalidades esportivas: atletismo, basquete, biribol, capoeira, caratê, futebol, ginástica artística e rítmica, handebol, hidroginástica, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, xadrez e ainda, atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD). A competição é coordenada pelo diretor do Departamento Esportivo da SEEL Cláudio Camarão.

As aulas destinam-se a meninos e meninas de diversas faixas etárias – inclusive pessoas com deficiência (PCD) física, intelectual ou visual, de segundas as sextas-feiras, em mais de 10 Bairros da Cidade. Para participar de qualquer polo, o interessado tem duas possibilidades: integrar as turmas de iniciação do Programa Superescola (e quando indiciado pelo professor responsável ser encaminhado para a equipe de competição) ou fazer um teste diretamente na equipe de competição. Para tanto, basta comparecer ao local dos treinamentos, com documento de identidade (de preferência com foto) e passar por avaliação técnica realizada pelos técnicos responsáveis por cada modalidade. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3496-5609.