Damistas de PG encaram Torneio de 100 casas

Atleta da Cidade competiu na Capital

21/5/2019

A equipe adulta (idade livre) de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer – SEEL – e Decorata Móveis Planejados) participou do Torneio de Jogo de Damas de 100 casas – homenagem ao mestre Doutor Yassuo, evento realizado pela Associação Ceciliana de Damas. A disputa qualificou o vencedor para o Campeonato Brasileiro da modalidade. A competição, realizada no último domingo (19), ocorreu no Salão Paroquial da Igreja de Santa Cecília, em São Paulo, na Capital.

Representando o time de Praia Grande, o jogador Manoel Miguel de Oliveira, de 64 anos, terminou o Torneio na 14ª colocação, após sete rodadas realizadas. Nos três primeiros lugares ficaram Mateus Brito Carvalho (São Bernardo do Campo), Allan Igor Moreno Silva (São Luís/Maranhão) e Vinicius Damir Pereira (São João do Mereti/Rio de Janeiro). No total, 28 damistas disputaram a premiação de R$ 2 mil.

“Foi um torneio de nível muito alto. O atleta Allan Igor é o único brasileiro com título de Grande Mestre Internacional e o Humberto Bifolco, de São Bernardo, é o atual campeão nacional da modalidade, por exemplo”, destacou o técnico de Praia Grande professor Cláudio Chozo Yamaia. “Estamos participando destes torneios visando uma melhor preparação para a disputa da primeira divisão dos Jogos Abertos do Interior, no segundo semestre. Esta é a nossa grande meta do ano”.

Dados – Em abril de 2019, no Rio de Janeiro, a equipe de Praia Grande conquistou duas medalhas de ouro na 4ª Taça Brasil de Jogo de Damas, modalidade 64 casas. Na categoria 1ª Divisão (aberta a todos os participantes), Manoel Miguel de Oliveira, de 64 anos, sagrou-se campeão. Na feminina aberta, título para Evelyn Azevedo Batista, 20 anos. Já na elite (envolveu os 20 jogadores mais bem ranqueados do país), Djair Quintanilha, 56 anos, terminou na 13ª colocação.

Em 2018, pela primeira vez, a equipe municipal de damas mista (homens e mulheres juntos) sagrou-se vice-campeã do torneio da segunda divisão dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni. O feito, realizado na 82ª edição do evento, chegou após vitórias sobre Tatuí, Araraquara, Pindamonhangaba, Ilhabela, Mogi Guaçu e Pereira Barreto. Perdeu apenas para Americana. Vale ressaltar que, ao fim do torneio, Praia Grande e Americana tiveram a mesma pontuação (18,5). Contudo, no critério de desempate do confronto direto Americana levou a melhor, pois derrotou Praia Grande. Para se ter uma noção da importância deste resultado, nesta modalidade, os Jogos Abertos são a segunda maior competição do mundo (em número de participantes), perdendo apenas para a Olimpíada específica de damas.

Nos 62º Jogos Regionais do Estado de São Paulo – 1ª Região, a turma municipal ficou em terceiro lugar. O time da Cidade teve apenas dois adversários na competição e perdeu para estes: Itapevi e São Bernardo do Campo. Na fase classificatória dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) – 1ª Região e Capital, a equipe feminina de Praia Grande foi campeã e a masculina fechou na sétima colocação. Na final estadual, o grupo feminino foi o oitavo melhor e o masculino o 12º.