Mais de 12 mil alunos participam da primeira fase da Olimpíadas de Matemática

Evento ocorre no sábado (25), das 9 às 13 horas, na praia do Bairro Guilhermina

23/5/2019

Cerca de 12.500 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram das Olimpíadas Brasileira de Matemática (Obmep). Na última terça-feira (21), os estudantes realizaram a prova da primeira fase da 15ª edição da Obmep. Em todo o Brasil, mais de 18 milhões de jovens, de 54 mil unidades de ensino públicas e privadas, participaram da etapa atual das olimpíadas.

Agora, as escolas têm até o dia 4 de junho para enviar os cartões-respostas dos alunos participantes da primeira fase. No dia 5 de julho, a Obmep faz a divulgação da lista com nome dos estudantes classificados para a próxima etapa, com data prevista para realização da prova em 28 de setembro. A divulgação dos grandes vencedores da 15ª edição estará marcada para ocorrer em 3 de dezembro.

Nos últimos anos, os jovens de Praia Grande sempre ganham medalhas. O resultado mais expressivo ocorreu em 2016, quando os alunos garantiram duas de ouro e oito de bronze, totalizando 10 medalhas. Na edição seguinte, em 2017, os estudantes conquistaram mais duas de ouro e quatro de bronze. Ano passado, os meninos e meninas praia-grandenses ficaram com mais uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática. Realizada desde 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

As provas são dirigidas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Os medalhistas ganham um curso de matemática do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e ainda têm possibilidade de garantir vagas para mestrado em universidades públicas.

Bom desempenho – Matemática e língua portuguesa são as duas disciplinas bases na avaliação realizada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As notas alcançadas pelos jovens na OBMEP reafirmam o desempenho registrado pelas escolas municipais na edição do Ideb 2017. Praia Grande foi quem registrou maior crescimento entre as cidades da Baixada Santista, ao atingir as notas de 6,4 e 5,4, elevando as marcas em 0,6 e 0,5, respectivamente, para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º).

Com os 6,4, o Município superou a meta estabelecida pelo MEC que era de 5,9, para os anos iniciais, nesta edição, e a média nacional que foi de 6,0. Na Baixada Santista, apenas Itanhaém ficou à frente com a nota de 6,5. Quanto ao crescimento de 0,6 pontos se deu no comparativo com o resultado de 5,8, alcançado pelo Município no Ideb de 2015.

Nas turmas finais, mais um resultado positivo alcançado pelos alunos da rede municipal de ensino. A nota de 5,4, apenas 0,2 pontos abaixo da meta estipulada pelo MEC, deixou Praia Grande com o melhor desempenho entre as nove cidades da região, seguida por Santos e Itanhaém. Novamente o Município praia-grandense ficou acima do índice nacional que registrou o resultado médio de 4,5. Já o crescimento foi de 0,5 comparando com a marca de 4,9, no Ideb de 2015.