Praia Grande vai oferecer cursos do Senai

Projeto piloto está em andamento

Por Tatiana Giulietti | 20/12/2005

Qualificar mão de obra de Praia Grande com reconhecida certificação do Serviço Nacional da Indústria (Senai). Este é o objetivo do projeto piloto implantado pela Prefeitura de Praia Grande através da Secretaria de Turismo, Relações Empresariais e de Trabalho (Setre), no Núcleo Empresarial.

Dirigido primeiramente aos participantes dos programas Agente Jovem e Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ambos da Secretaria de Promoção Social (Sepros) e aos jovens policiais militares que trabalham temporariamente em batalhões, o projeto está sendo avaliado quanto à demanda e às adequações necessárias para ser implantado definitivamente, já a partir do próximo ano.

Quem informa é o coordenador de Cursos da Setre, Leandro Rodrigues Cruz, que acompanha desde outubro as turmas que estão se formando em Serigrafia, Eletricidade Básica, Almoxarife e Técnico de Atendimento ao Cliente. Inicialmente, estes quatro cursos oferecem 72 vagas. A Prefeitura e o Senai poderão ampliar esse número, dependendo da demanda.

O projeto piloto desenvolveu trabalho com jovens dentro do Programa de Iniciação Profissional do Senai. Mas a intenção do prefeito Alberto Mourão é abrir outros cursos sem limitação de idade. Para tanto, haverá diversificação.

Segundo o agente de treinamento do Senai, José Luciano Trevisan, a instituição vai implantar o Projeto Regional de Operações Articuladas, o Proa, abrangendo 23 municípios do Litoral Sul e Vale do Ribeira. Praia Grande é a pioneira.

“Além das aulas em andamento, pretendemos abrir cursos para a área automobilística, de Mecânica Diesel e Gasolina, que podem ser aproveitados por donos de comércio já estabelecidos ou mesmo por aqueles que lidam diretamente no ramo, como os funcionários”, disse Trevisan.

Informática, Marcenaria e Eletro-Eletrônica são cursos que poderão ser ministrados em Praia Grande já no próximo ano, além dos já contemplados no projeto piloto.

Trevisan explica ainda que a Serigrafia está sendo dirigida ao ramo de vestuário, assim como o de Marcenaria ao ramo mobiliário. Os formandos em Almoxarifado têm ênfase em planejamento e controle. Atendimento ao Cliente prepara o aluno para trabalhar em qualquer área do comércio.

Depois da implantação de todos os cursos, estes serão ministrados de forma rotativa. “Nossa intenção é não saturar o mercado, por isso os cursos serão contextualizados às necessidades locais, tanto da população como das empresas”, conclui Trevisan.