Ginásio Samambaia tem polo de judô do SuperEscola

Aulas reúnem mais de 100 estudantes

6/6/2019

Mais de 100 estudantes de 7 a 15 anos da rede municipal (pública e particular) de Praia Grande participam do polo de iniciação de judô do Programa SuperEscola Esportivo (coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL). As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h20 e das 13h20 às 16h30, no Ginásio do Bairro Samambaia (Avenida Maria Cavalcanti da Silva, 10). Os ensinamentos são conduzidos pelo professor Felipe César Camilo de Oliveira, de 32 anos.

Formado em Educação Física e pós-graduado em Educação Especial e Inclusão Social, Felipe é faixa preta 2º Dan. “O judô é uma modalidade que tem um caráter educacional natural, já foi criada para educar os praticantes. Meu objetivo aqui é, principalmente, tirar as crianças e jovens do tempo ocioso por meio da prática de atividade física. Se algum deles chamar a atenção, aí eu encaminho para a equipe de competição. Este ano há mais autonomia para trabalhar com as especificidades do esporte”.

Alunos – O faixa branca Edson Bispo dos Santos Júnior, de 7 anos, é morador do Bairro Samambaia e estudante da Escola Municipal Antônio Rubens Costa de Lara. “Comecei no polo neste ano. Minha mãe que me inscreveu, mas nunca perguntei para ela o porquê. Com o passar dos dias, fui gostando do esporte, fazendo amigos e não quero parar mais. É bom treinar e brincar. Adoro as aulas, é tudo muito legal”.

Morador do Samambaia e aluno do Colégio Futura, o faixa cinza Vitor Tavares Félix da Silva, de 9 anos, começou no polo de judô do Bairro há dois anos. “Minha mãe me inscreveu aqui e eu gostei do esporte. Minha parte preferida é derrubar os amigos. Acho legal praticar judô, tenho muitos amigos aqui e vou continuar treinando para o resto da vida”.

Dados - O Programa SuperEscola Esportivo atende estudantes (meninos e meninas, com e sem deficiência física, visual e intelectual) de Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, objetivando a inclusão social por meio do esporte, no contraturno escolar. O objetivo é a utilização do esporte como ferramenta para o desenvolvimento da socialização, disciplina, aprendizado de regras, espírito de equipe, cooperação e outros valores, além de tirar as crianças da ociosidade e "da rua". Os registros são gratuitos. Os responsáveis interessados devem procurar os polos onde as aulas são realizadas.

Em caso de turmas cheias, será elaborada lista de espera pelo professor da modalidade. É necessário apresentar documento pessoal do aluno e do responsável, comprovante de endereço, declaração de matrícula escolar de 2019 (constando o horário, a sala de aula e o número de registro do aluno – RA) e atestado médico. Há aulas para estudantes de 7 a 17 anos nas modalidades de basquete, canoagem, caratê, futebol, futebol de praia, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, remo, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vela, vôlei e vôlei de praia. O programa é comandado pelo diretor do Departamento Sócio Esportivo da SEEL professor Antônio Carlos Salles. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3496-5607.