Interior na Praia - Cidade oferece mais que banho no mar

Programação, que começa no dia 9, inclui visitas a museus, pontos turísticos e aulas de vela dentro do projeto Navega São Paulo. Cidade receberá mais de 700 crianças

Por Ana Flávia Scarelli | 6/1/2006

Foto Indisponivel

As 750 crianças que visitarão Praia Grande dentro do programa Interior na Praia, edição 2006, terão mais que praia em suas férias. A Coordenadoria de Esporte e Cultura nas Escolas da Secretaria de Educação (Seduc), responsável pelo projeto no Município, preparou uma extensa programação para não deixar ninguém parado, mesmo em dias de chuva.

No total, 750 crianças, de 8 a 12 anos, acompanhadas de seus monitores, estarão na Cidade, de 9 a 27 de janeiro. Ao todo, são 14 municípios e um grupo de crianças do bairro Freguesia do Ó, da Capital.

Para Esdras Antonio Gouveia, coordenador responsável pelo projeto em Praia Grande, o programa é importantíssimo. “Educadores sabem que viajar, ainda mais para um lugar tão distante de suas casas e com uma paisagem tão diferente, faz um bem enorme. Abre a cabeça e desperta para horizontes que os alunos nunca sonharam. Sem dúvida é uma lembrança que eles guardarão para o resto da vida, ainda mais porque a maioria não teria essa possibilidade de viajar.”

Programação – Os visitantes chegam em Praia Grande às segundas-feiras, dia dedicado à praia. Às terças de manhã, as turmas têm aula de vela no Portinho, dentro do Navega São Paulo; à tarde, mais um pouco de praia. As manhãs das quartas-feiras serão passadas no Cinemark, que este ano atua como parceiro do programa; após o almoço, o destino é Santos, num “tour” que inclui Museu da Pesca, do Porto e Memorial das Conquistas, do Santos Futebol Clube. As quintas-feiras serão marcadas pela despedida do mar.

Gouveia disse ainda que as noites também terão programação especial. “Vamos ter oficinas de percussão do Programa de Integração e Cidadania (PIC), dança de rua, bingos com brindes e festa para aniversariantes da semana na noite de despedida da garotada”.

Outra preocupação foi com as refeições. “Todo o cardápio, desde o café da manhã até a ceia, foi desenvolvido pela equipe da Divisão de Merenda Escolar. Serão refeições variadas e balanceadas”, afirmou.

Caravanas do Conhecimento – O “Interior na Praia” é realizado dentro do Projeto Caravanas do Conhecimento, em parceria com o Governo do Estado, através do Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal (Cepam), da Fundação Prefeito Faria Lima.

O objetivo é proporcionar semanas de férias para que as crianças possam interagir com novas realidades por meio de atividades de lazer e educativas, contribuindo para o desenvolvimento e abrindo a visão de mundo.

A previsão é de que 8.680 crianças que estudam na rede pública visitem as cidades do Litoral e conheçam o mar pela primeira vez.

Enquanto nas férias de verão o projeto é “Interior na Praia”, em julho acontece o contrário: crianças do Litoral e da Capital participam do “Redescobrindo o Interior”.

Cidade hospitaleira – No total, 16 cidades do Litoral e Baixada Santista estarão recendo crianças. Em Praia Grande, os visitantes ficarão alojados na Escola Municipal Carlos Roberto Dias (Rua Duque de Caxias, 999, Boqueirão). Além de salas de aulas e outros equipamentos, a escola também comporta sala de multimeio, cozinha e refeitório. Na área externa do edifício há a quadra poliesportiva coberta, áreas de recreação, jardins e bancos, tudo para que os alunos estejam bem alojados.

A Seduc também disponibilizará cerca de 20 funcionários, entre serventes, merendeiras, funcionários da escola, monitores e professores para o projeto.

Praia Grande também pensou em toda a estrutura fora da escola. O Corpo de Bombeiros, por meio da equipe de guarda-vidas, a Guarda Civil Municipal e a equipe de trânsito estarão disponíveis para serem usados dentro do projeto, além das secretarias de Esporte, Saúde e Promoção Social.

Confira a relação das cidades que visitarão Praia Grande: de 9 a 13 de janeiro: Herculândia, Luiz Antonio, Pedra Bela e Quintana; de 16 a 20: Barra do Chapéu, Braúna, Pradópolis, Pratânia e São Paulo (Freguesia do Ó); e de 23 a 27: Avaí, Presidente Alves, Reginópolis, São Pedro do Turvo e Uru.

Cada delegação conta com 40 alunos – 20 meninos e 20 meninas, além de um policial militar e um monitor.

O coordenador da Seduc conta também que não são apenas as crianças que ficam surpresas com o mar. “Os acompanhantes, que não conhecem, também são surpreendidos pelas praias”, comenta.

Esdras também vê um outro benefício dentro do projeto: a propaganda. “Muitas pessoas chegam a suas cidades levando uma ótima impressão da Cidade, o que estreita o relacionamento entre dirigentes dos municípios e faz propaganda de Praia Grande e da nossa vocação turística”, completa.

A Seduc agradece a todos os colabores do programa, como Cinemark, Casas Pernambucanas, Banco do Brasil e ao Comando Fortaleza do Itaipu.