Mais de 200 novas árvores são plantadas em parque de Praia Grande

Parque da Cidade será reaberto em agosto com espécies raras e ameaçadas de extinção

29/7/2019

Entre espécies nativas e exóticas, mais de 200 novas árvores foram plantadas no Parque da Cidade, em Praia Grande. Fechado para obras de revitalização desde novembro de 2018, o espaço, localizado dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no Bairro Sítio do Campo, será reaberto à visitação em agosto. Dentre os itens, estão espécies raras e outras, até, ameaçadas de extinção.

Dentre as árvores estão tipos variados de palmeiras, totalizando cerca de 120 unidades (de mais de 50 espécies) espalhadas ao longo do parque. Tipos exóticos como Palmeira Azul (Bismarckia Nobilis), Palmeira das Canárias (Phoenix Canariensis) e Palmeira Garrafa (Hyophorbe Lagenicaulis) estão presentes no local.

Mas em meio aos destaques está a Pati (Syagrus Botryophora), palmeira brasileira ameaçada de extinção, que pode chegar a até 18 metros de altura. A Palmeira Talipot (Corypha Umbraculifera) é outro destaque. Esta última, também conhecida como “palmeira do amor”, pois dá a vida para que novas palmeiras nasçam, é uma espécie rara que vive até 60 anos antes de dar frutos e flores, perpetuando a espécime com a produção de sementes, morrendo na sequência.

Além das novas palmeiras, aproximadamente 80 outros tipos de árvores foram plantados em todo parque. Dentre as espécies presentes no espaço estão Ipês Amarelos (Tabebuia Chrysotricha), Flamboyant (Delonix regia) e Manacás de Cheiro (Brunfelsia uniflora), além das espécies que já existiam no parque, como o Pau-Brasil (Paubrasilia echinata).

O novo paisagismo no local conta ainda com diversas plantas rasteiras, herbáceas, arbustos e flores. Dentre as que já foram instaladas no parque estão camélias, hibiscos, capim do texas, dracena tricolor, jasmim, helicônia papagaio, ixora e lantanas.

O diretor do Departamento de Manutenção Ambiental da Secretaria de Serviços Urbanos, Marcelus Condé Machado, explicou que a manutenção no local é constante, para que as espécies estejam sempre bonitas e saudáveis. “O Parque da Cidade será um local para apaixonados pela natureza, com áreas verdes variadas e bem cuidadas”. Machado destacou ainda que o trabalho não se resume somente ao parque. “Além deste espaço, outros também estão recebendo melhorias, como, por exemplo, os jardins da orla, no trecho entre os Bairros Mirim e Solemar, com flores e árvores apropriadas para o local”.

Revitalização – As mudanças já começarão na entrada do Parque da Cidade. Foram instalados blocos de bicicletários com capacidade total para 200 bicicletas. Além disso, o portal de entrada também está contando com novo paisagismo, com folhagens. O trajeto de aproximadamente 500 m² da entrada até o espelho d’água do parque ganhou piso novo, em pedra Goiás (nos mesmos moldes da Av. Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão), beneficiando a circulação de pessoas no trecho. Além disso, os arredores do espelho d’água ainda ganharam lounges com bancos e mesas.

Praticantes de slackline, esporte de equilíbrio sobre fita elástica esticada entre dois pontos fixos, terão um espaço exclusivo no parque. Foi instalada também nova área com aparelhos de ginástica voltados para a terceira idade, desta vez, próximo ao orquidário, além dos equipamentos já existentes em outro trecho do parque. Ainda na área esportiva, o circuito de até 380 metros da pista de cooper do local foi revitalizado, com pintura e novas marcações de solo.

A quantidade de brinquedos no playground existente na praça foi ampliada e o solo ao redor destes locais também passou por melhorias, absorvendo parte do impacto das brincadeiras e evitando riscos aos pequenos.

Além disso, a entrada do espaço já foi reformada e conta agora com um totem informativo e uma escultura com a hashtag “ParqueDaCidade” instalada para que os visitantes possam tirar fotos. Atualmente os trabalhos estão concentrados nos detalhes finais, como pequenos trechos de pavimentação e pintura.

Endereço – O Parque da Cidade fica no Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estácio Vanderlinde. Além do parque, o polo, com área de 89 mil m², conta ainda com pista de atletismo de padrão internacional, kartódromo com circuito oficial, orquidário e vagas de estacionamento. O local fica na esquina da Avenida do Trabalhador com a Rua José Bonifácil, no Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos.