Cansaço da viagem não tira ansiedade de ‘ver o mar’

Por Ana Flávia Scarelli | 10/1/2006

Biquíni, toalha, protetor solar e muita animação. Nem mesmo uma noite inteira de viagem foi suficiente para desanimar as mais de 150 crianças que desembarcaram em Praia Grande na manhã de ontem (9). Ansiosas, só queriam saber de ‘ver o mar’. O primeiro grupo do programa Interior na Praia, edição 2006, é formado pelas cidades de Herculândia, Luiz Antonio, Pedra Bela e Quintana, e ficará na Cidade até o dia 13.

No total, 750 crianças, de 8 a 12 anos, acompanhadas de seus monitores, estarão na Cidade, até o dia 27 de janeiro. Ao todo, são 14 municípios e um grupo de crianças do bairro Freguesia do Ó, da Capital.

Para não deixar ninguém parado, a Coordenadoria de Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc) organizou uma extensa programação. “Estamos preparados para divertir a criançada mesmo em dias de chuva”, afirmou o coordenador de Esporte e Cultura nas Escolas, Esdras Gouveia.

Um dos primeiros grupos a pisar na areia foi da cidade Herculândia. Segundo uma das monitoras, Silvana de Castro Teixeira, foram mais de nove horas de viagem. “Eles estavam ansiosos. Do nosso grupo, de 36 crianças, apenas uma conhecia o mar. Com certeza será uma semana inesquecível”.

Agenda – E a semana promete muito mais que banhos de mar. A garotada terá a agenda cheia. Nas manhãs de terça-feira, as turmas têm aula de vela no Portinho, dentro do Navega São Paulo; as manhãs das quartas-feiras foram reservadas para o cinema, e as tardes são destinadas à cultura. O destino é Santos, num “tour” que inclui Museu da Pesca, do Porto e Memorial das Conquistas, do Santos Futebol Clube.

O “Interior na Praia” é realizado dentro do Projeto Caravanas do Conhecimento, em parceria com o Governo do Estado, através do Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal (Cepam), da Fundação Prefeito Faria Lima. A previsão é de que 8.680 crianças que estudam na rede pública visitem as cidades do Litoral e conheçam o mar pela primeira vez.

Além de Praia Grande, mais 15 cidades do Litoral e Baixada Santista estão recebendo as crianças. Na Cidade, os visitantes ficam alojados na Escola Municipal Carlos Roberto Dias (Rua Duque de Caxias, 999, Boqueirão). Até o final de janeiro virão ainda as cidades Barra do Chapéu, Braúna, Pradópolis, Pratânia, São Paulo (Freguesia do Ó), Avaí, Presidente Alves, Reginópolis, São Pedro do Turvo e Uru.