Torneio de Vôlei de Praia é atração na arena

Competição reúne 16 duplas masculinas e femininas

Por Alex Frutuoso | 13/1/2006

A arena esportiva montada na Praia Guilhermina recebe neste final de semana sua primeira grande competição, com a realização do Torneio de Duplas de Vôlei de Praia. As partidas classificatórias acontecem no sábado (14), a partir das 9 horas, com oito duplas masculinas e oito duplas femininas.

As quatro melhores parcerias decidem a competição no domingo (15), também a partir das 9 horas, inclusive com a premiação.

A arena esportiva do projeto Verão 2006 tem área interna de 30x50 metros, em um total de 1.500 metros quadrados, e arquibancada com capacidade para mil pessoas. A realização é da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), com patrocínio de Sucos Camp e Xodó Sports, e apoio da Form Models.

Programação – Durante a semana, quem quiser pode participar de várias atividades na arena. Às 8 horas, ocorre caminhada com a professora Rita de Cássia; às 9 horas, aulas de alongamento e, no mesmo horário, têm início as atividades de recreação; às 10 horas, será a vez da lambaeróbica 100% Litoral.

No período da tarde, o professor David Coelho dará aulas de surfe, a partir das 15 horas. Às 16 horas ocorre aula de ginástica da Body System, com profissionais da O2 Academia. A programação termina às 17 horas, com a lambaeróbica 100% Litoral.

História - O vôlei de praia nasceu nas praias de Santa Mônica, Califórnia (EUA) como forma de lazer na década de 1920. O primeiro torneio oficial aconteceu em 1947 em State Beach, também na Califórnia.

Na década de 1960, o vôlei de praia já estava incorporado ao estilo de vida dos californianos e era uma verdadeira febre naquele local, mas somente ganhou notoriedade nacional, quando os Beatles e Marilyn Monroe mostraram interesse pelo esporte.

O primeiro torneio com patrocinadores e premiação (US$ 1.500) foi realizado em San Diego em 1974. Em 1980, aconteceu o primeiro circuito nacional de vôlei de praia nos Estados Unidos com sete etapas e premiação de US$ 52 mil. Mas o vôlei de praia tornou-se conhecido mundialmente apenas quando o Brasil entrou em cena durante a década de 1980.

O esporte chegou ao Brasil na década de 1930, e foi ganhando adeptos em toda a orla marítima brasileira, sendo o Rio de Janeiro, a cidade em que o esporte era mais popular. Os primeiros torneios com cobertura jornalística no mundo aconteceram nas areias de Copacabana e Ipanema a partir de 1950.

Em 1986, mais de 5 mil espectadores acompanharam, no Rio de Janeiro, o primeiro torneio exibição internacional da modalidade, reunindo astros brasileiros e americanos. Participaram Renan, Badalhoca, Montanaro, William, Jaqueline, Isabel, Vera Mossa, Regina Uchoa, Pat Powers e Sinjin Smith.

A Federação Internacional de Vôlei – FIVB – percebendo a força do esporte e o crescente interesse do público e da mídia, colocou sua chancela sobre a modalidade, ficando assim responsável pelo vôlei e pelo vôlei de praia em todo o mundo.

Aconteceu em Ipanema, em 1987, o primeiro campeonato mundial, vencido por Sinjin Smith e Randy Stoklos (EUA). A dupla brasileira Renan e Montanaro terminou em terceiro lugar.

Devido ao grande sucesso que vinha fazendo, a FIVB instituiu, em 1990, o World Circuit Series, o Circuito Mundial Masculino de Vôlei de Praia. As mulheres também começaram a ganhar seu espaço e, em 1994, foi criado o Circuito Mundial Feminino de Vôlei de Praia.

O vôlei de praia teve um crescimento muito rápido e, já no ano de 1994, ganhou o aval do Comitê Olímpico Internacional e teve sua primeira aparição oficial nos Jogos Olímpicos em Atlanta 1996. Em 1992, havia sido modalidade de exibição.

As duplas brasileiras dominaram totalmente o torneio feminino nas Olimpíadas de Atlanta, ficando Jaqueline e Sandra Pires com a medalha de ouro e Mônica e Adriana Samuel com a de prata. Quatro anos mais tarde, em Sydney, o Brasil conquistou três das quatro medalhas possíveis, sendo que Zé Marco e Ricardo e Shelda e Adriana Behar ficaram com a prata e Adriana Samuel e Sandra Pires conquistaram o bronze.

Hoje, o Brasil é o país mais respeitado no vôlei de praia internacional e possui o campeonato nacional mais forte do mundo, o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.