Mourão cobra medida urgente para fim de congestionamento
Prefeito faz apelo a Ecovias por ações imediatas que facilitem acesso de moradores e turistas em direção a Santos e São Vicente durante a Operação Subida
Por Antonio Cassimiro | 18/1/2006

O congestionamento em Praia Grande causado pelos semáforos e lombadas na Rodovia dos Imigrantes, no retorno dos turistas, foi discutido nesta quarta-feira (18), na Prefeitura. Como solução paliativa para o problema, o prefeito Alberto Mourão sugeriu a retirada imediata de lombadas e a desativação de dois dos seis semáforos da Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente. Uma ação a ser adotada já para este fim de semana é a criação de uma faixa exclusiva para quem vai para as cidades de Santos e São Vicente.
A situação caótica ocorrida no domingo e que se estendeu até a última segunda-feira foi o motivo da reunião, da qual participaram representantes da Prefeitura, da empresa Ecovias - que administra o complexo Anchieta-Imigrantes - e da Polícia Rodoviária. Em tom firme, o prefeito Mourão reivindicou providências urgentes para acabar com os transtornos enfrentados por moradores de Praia Grande e por turistas.
“Foi um estelionato, um desrespeito ao direito de ir e vir do cidadão o que se praticou principalmente contra o turista. Com a construção da nova pista da Imigrantes, assegurou-se que a descida em direção à Baixada seria mais rápida e confortável, mas não avisaram aos usuários o que lhes reservava a volta para casa. Isso precisa ser resolvido logo e o que depender de Praia Grande será feito, mas precisamos contar com a Ecovias e a Prefeitura de São Vicente”, desabafou.
Como solução imediata, o prefeito determinou a criação de uma faixa exclusiva, a partir da Avenida Marechal Mallet, para veículos que precisarem sair de Praia Grande. A partir da Avenida Paris, ônibus, caminhões e carros de passeio seguirão pela Avenida Mallet até a Avenida Ayrton Senna, passando em frente ao Litoral Plaza Shopping até alcançarem a Avenida Tupiniquins em direção a Ponte Pênsil. Nesse caso, o trânsito oriundo das cidades do Litoral Sul estaria isolado por cones. Na altura do Makro Atacadista, ônibus e ambulâncias seguiriam pela Ponte do Mar Pequeno usando o acostamento como faixa exclusiva até o primeiro acesso à direita, em direção a São Vicente. Já os carros de passeio seguiriam pela Avenida Tupiniquins, no sentido Japuí, para acessar a Ponte Pensil.
Japuí - Para que essa medida tenha melhor resultado, o secretário de Trânsito e Transportes de Praia Grande, Antonio Freire de Carvalho Filho, se reúne nesta quinta-feira (19), às 9 horas, com o secretário de Transportes de São Vicente, Henrique Simões. Entre as ações a serem definidas pelas duas cidades estará a transformação de mão única da Avenida Tupiniquins aos domingos, permitindo a fluidez do trânsito em direção a Ponte Pênsil. Os veículos vindos de São Vicente e Santos em direção ao Japuí usariam a Ponte do Mar Pequeno, no sentido Praia Grande, e o retorno da Avenida Ayrton Senna para chegarem ao bairro vicentino.
Estão entre algumas das propostas a serem defendidas por Praia Grande na reunião, para cumprimento imediato, o desligamento de alguns faróis da Imigrantes e a substituição das lombadas por obstáculos mais longos - que permitam que o veículo não tenha de reduzir tanto a velocidade - ou por lombadas removíveis, em material à base de PVC resistente - muito utilizado em alguns países europeus. Essas foram as sugestões do prefeito Alberto Mourão “até que obras definitivas ponham fim ao problema”.
Como solução a médio e longo prazos, Mourão propõe:
1) Construção da alça de acesso à Imigrantes pelo Bairro Quietude, denominada Ramo 700, obra que já recebeu sinalização positiva do governador Geraldo Alckmin e que só depende de autorizações ambientais para ser licitada;
2) Construção de passagens subterrâneas na Imigrantes para isolar o trânsito da rodovia dos cruzamentos que ligam as áreas continental à insular de São Vicente, eliminando definitivamente faróis e lombadas;
3) Desativação do pedágio da Rodovia Pedro Taques, que teria sua tarifa diluída no pedágio em direção ao Litoral (na opinião do prefeito Mourão, os R$ 4,00 cobrados no pedágio da Pedro Taques representariam um aumento pouco significativo no pedágio da descida, e incentivaria o motorista a usar mais o acesso para retorno à Capital);
4) Construção de passagem subterrânea na altura do Jardim Samambaia.
Dos projetos sugeridos, apenas um não é de competência da Ecovias (a alça de acesso do Bairro Quietude). Segundo o prefeito Mourão, o Governo do Estado já concordou com as obras e deve negociar suas realizações com a empresa.
A situação caótica ocorrida no domingo e que se estendeu até a última segunda-feira foi o motivo da reunião, da qual participaram representantes da Prefeitura, da empresa Ecovias - que administra o complexo Anchieta-Imigrantes - e da Polícia Rodoviária. Em tom firme, o prefeito Mourão reivindicou providências urgentes para acabar com os transtornos enfrentados por moradores de Praia Grande e por turistas.
“Foi um estelionato, um desrespeito ao direito de ir e vir do cidadão o que se praticou principalmente contra o turista. Com a construção da nova pista da Imigrantes, assegurou-se que a descida em direção à Baixada seria mais rápida e confortável, mas não avisaram aos usuários o que lhes reservava a volta para casa. Isso precisa ser resolvido logo e o que depender de Praia Grande será feito, mas precisamos contar com a Ecovias e a Prefeitura de São Vicente”, desabafou.
Como solução imediata, o prefeito determinou a criação de uma faixa exclusiva, a partir da Avenida Marechal Mallet, para veículos que precisarem sair de Praia Grande. A partir da Avenida Paris, ônibus, caminhões e carros de passeio seguirão pela Avenida Mallet até a Avenida Ayrton Senna, passando em frente ao Litoral Plaza Shopping até alcançarem a Avenida Tupiniquins em direção a Ponte Pênsil. Nesse caso, o trânsito oriundo das cidades do Litoral Sul estaria isolado por cones. Na altura do Makro Atacadista, ônibus e ambulâncias seguiriam pela Ponte do Mar Pequeno usando o acostamento como faixa exclusiva até o primeiro acesso à direita, em direção a São Vicente. Já os carros de passeio seguiriam pela Avenida Tupiniquins, no sentido Japuí, para acessar a Ponte Pensil.
Japuí - Para que essa medida tenha melhor resultado, o secretário de Trânsito e Transportes de Praia Grande, Antonio Freire de Carvalho Filho, se reúne nesta quinta-feira (19), às 9 horas, com o secretário de Transportes de São Vicente, Henrique Simões. Entre as ações a serem definidas pelas duas cidades estará a transformação de mão única da Avenida Tupiniquins aos domingos, permitindo a fluidez do trânsito em direção a Ponte Pênsil. Os veículos vindos de São Vicente e Santos em direção ao Japuí usariam a Ponte do Mar Pequeno, no sentido Praia Grande, e o retorno da Avenida Ayrton Senna para chegarem ao bairro vicentino.
Estão entre algumas das propostas a serem defendidas por Praia Grande na reunião, para cumprimento imediato, o desligamento de alguns faróis da Imigrantes e a substituição das lombadas por obstáculos mais longos - que permitam que o veículo não tenha de reduzir tanto a velocidade - ou por lombadas removíveis, em material à base de PVC resistente - muito utilizado em alguns países europeus. Essas foram as sugestões do prefeito Alberto Mourão “até que obras definitivas ponham fim ao problema”.
Como solução a médio e longo prazos, Mourão propõe:
1) Construção da alça de acesso à Imigrantes pelo Bairro Quietude, denominada Ramo 700, obra que já recebeu sinalização positiva do governador Geraldo Alckmin e que só depende de autorizações ambientais para ser licitada;
2) Construção de passagens subterrâneas na Imigrantes para isolar o trânsito da rodovia dos cruzamentos que ligam as áreas continental à insular de São Vicente, eliminando definitivamente faróis e lombadas;
3) Desativação do pedágio da Rodovia Pedro Taques, que teria sua tarifa diluída no pedágio em direção ao Litoral (na opinião do prefeito Mourão, os R$ 4,00 cobrados no pedágio da Pedro Taques representariam um aumento pouco significativo no pedágio da descida, e incentivaria o motorista a usar mais o acesso para retorno à Capital);
4) Construção de passagem subterrânea na altura do Jardim Samambaia.
Dos projetos sugeridos, apenas um não é de competência da Ecovias (a alça de acesso do Bairro Quietude). Segundo o prefeito Mourão, o Governo do Estado já concordou com as obras e deve negociar suas realizações com a empresa.