Prefeito inaugura primeira pista de skate e anuncia outras quatro

O esporte, que era praticado em ruas e praças, passa a ter espaço adequado e seguro

Por Nádia Almeida | 23/1/2006

Neste domingo (22), quando o skatista brasileiro radicado nos EUA Bob Burnquist conquistou o bicampeonato do Rio Vert Jam (RJ) entre os melhores skatistas do mundo, o prefeito Alberto Mourão inaugurou a primeira pista de Praia Grande, a Skate Park, na Praia Aviação. O público, bem diferenciado, era composto por adolescentes e jovens ansiosos para provar a novidade. Para eles, Mourão deu a melhor notícia do dia: a Cidade terá mais quatro pistas desse esporte radical, duas delas sendo inauguradas ainda este ano, nos bairros Ocian (praia) e Quietude (Espaço Alvorada). Samambaia e Boqueirão serão outras regiões beneficiadas.

Questionado sobre o futuro desse esporte radical com esses investimentos, o prefeito acha que Praia Grande pode ter “seus” Bobs Burnquists. “É lógico que sim. Podemos montar uma escolinha, como temos a de surf, e até treinar os atletas nos ginásios poliesportivos”, avaliou.

Ao público, logo após descerrar a placa inaugural, Mourão lembrou que a pista era uma reivindicação antiga. “Primeiro tivemos que concluir a implantação da infra-estrutura dos bairros. Agora que está tudo arrumado, que levamos mais igualdade social, estamos investindo no esporte. No próximo ano, seremos sede do maior evento esportivo do Estado, os Jogos Abertos”, lembrou. Pediu ainda que os usuários se conscientizassem em conservar o espaço com cidadania.

Novos talentos - O presidente da Câmara, Cássio de Castro Navarro, também esteve presente, e por um motivo especial: há quatro anos vinha reivindicando o projeto. Vereador mais novo da Câmara, Cássio foi praticante de skate e apontou os benefícios da atividade para os jovens, como o surgir de talentos. “Conheci atletas que despontaram, mas tiveram que ir para outras cidades, como São Bernardo do Campo, com melhor estrutura. Estou feliz e quero trazer essas pessoas para dar um show aos nossos jovens, para que eles sintam vontade de seguir pelo profissionalismo”, comentou.

Este é o sonho dos irmãos Thiago e César Orlando Soares, de 16 e 18 anos, respectivamente. Moradores de São Bernardo, eles prestigiaram a inauguração da pista à beira-mar. “Quero ser profissional”, afirmou Thiago, pouco antes de se entregar às manobras radicais.
O sonho de ser profissional também foi perseguido por Luciano Kid, quando tinha apenas 16 anos. Um dos homenageados na inauguração, hoje com 41 anos, Kid se orgulha de ter sido o primeiro campeão brasileiro na modalidade street e ainda se dedica à antiga paixão, inclusive ajudando meninos como Thiago a trilhar pelo mesmo caminho. “O skate é lançador de moda, traz a garotada para o social, é uma linguagem universal”, sintetizou.

Sem preconceito - A mesma opinião tem o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, José Carlos de Souza. “O nível de skate está melhorando muito. Está deixando de ser marginalizado para se tornar um esporte técnico”, declarou.

Mas os esportes radicais não são bons apenas para quem os pratica. Por ser uma cidade turística, Praia Grande se beneficia com o setor, como atestou o secretário de Turismo, José Alonso Júnior. “Este é um equipamento ‘linkado’ ao esporte, aberto, livre, e que se torna mais um produto turístico, assim como o (ônibus) double deck, o Circuito do Forte (Itaipu). Agrega valores à praia”, analisou. “Quem vem para testar a pista de skate acaba conhecendo a Cidade e gostando.”
A pista Skate Park tem 960 metros quadrados (40m x 24m) e exigiu R$ 150 mil de recursos, funcionando onde havia um antigo Posto de Salvamento dos Bombeiros. “Aproveitamos a área. A Cidade estava carente, tanto que durante a obra os jovens já queriam ficar andando. Acho que vai ser um sucesso”, declarou o secretário de Obras, Luiz Fernando Lopes.

Equipada com oito diferentes tipos de módulos, com destaque para o mini ramp (com cerca de 1,6 metro de altura), a pista permite manobras dinâmicas em elementos compactos. “A pista é de baixa e média dificuldade, um espaço para que eles possam praticar com segurança”, completou.

Vale lembrar que o skate requer equipamentos de segurança. “Devemos fazer uma conscientização para o uso de capacete, porque sem ele é perigoso. Joelheira e tênis são importantes também, além de um bom equipamento. Skate sem lixa não dá”, frisou o skatista veterano Luciano Kid. O skate é formado por shape ou deck (prancha), lixa (para dar aderência), truck (eixos), rodinhas e rolamentos.

Durante a inauguração, a Associação de Esportes Radicais e Ecoturismo de Praia Grande (Assereco) informou que pretende abrir uma “clínica” no dia 19 de fevereiro, com um pequeno campeonato e até grafitismo. O evento deverá acontecer em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).