Alckmin e Mourão entregam nova Avenida dos Sindicatos e Via Expressa Sul
Por João Carlos Miranda | 24/1/2006

Com a presença do governador Geraldo Alckmin, o prefeito Alberto Mourão entrega, nesta quarta-feira (25) as obras de reurbanização da Avenida dos Sindicatos e da 3ª etapa da Via Expressa Sul, em Praia Grande. As solenidades fazem parte das comemorações do aniversário da Cidade, que, dia 19, completou 39 anos de emancipação político-administrativa.
A entrega oficial das obras de reurbanização da Avenida dos Sindicatos está marcada para as 14 horas. A via concentra o maior número de colônias de férias da América do Sul (32 de 64 existentes no município) e está de visual novo no trecho entre a Avenida Castelo Branco e a Rua Carlos Vanderlinde.
O trecho reurbanizado ganhou calçadas mais largas e teve seu leito carroçável remodelado e pavimentado. Também foram construídos 34 boxes para o comércio local, com cobertura moderna e um posto de informações.
O secretário de Trânsito e Transportes, Antonio Freire de Carvalho Filho, que coordena o Departamento de Projetos Especiais e é responsável pela obra, ressaltou que o projeto priorizou os pedestres e garante o fluxo de veículos, com rua pavimentada e com o espaço devido à passagem de carros e ônibus.
“A execução da obra teve várias etapas. Iniciou com retirada dos blocos sextavados da avenida. Seguiu com a readequação do sistema de captação de águas pluviais e outros serviços na estrutura subterrânea, trabalhos executados conjuntamente com as empresas concessionárias dos serviços de esgoto e de telefonia; alvenaria, acabamento e, por fim, a instalação das coberturas de policarbonato e o paisagismo”, explicou.
Os boxes são geminados, com área interna de 4,35 metros de largura por 2,85 metros de comprimento. Na área externa de cada unidade foram instaladas coberturas com policarbonato, para proteger os usuários da chuva ou do sol intenso. “Sob essa proteção, os consumidores terão à disposição mesas padronizadas. Serão seis mesas para cada boxe de alimentação”, ressaltou o secretário.
O local tem ainda cabines técnicas para medição de água e luz, banheiros públicos e tratamento paisagístico.
Via Expressa Sul – Um dos maiores investimentos feitos na região pelo menos nos últimos 30 anos, a Via Expressa Sul terá sua terceira etapa, que abrange os bairros Boqueirão até Aviação, inaugurada às 15 horas. Uma das obras mais modernas do sistema viário da Baixada, envolve investimentos de cerca de R$ 75 milhões, desde 1995, quando teve início a construção do Complexo Viário Xixová. Mais de 90% são de recursos próprios do Município. O trecho a ser entregue teve um custo de R$ 28 milhões.
Os serviços de transformação do antigo Acesso 291 em Via Expressa Sul compreendem drenagem, duplicação, implantação de viadutos para pedestres e de veículos sob a pista, ciclovias e paisagismo. A Via Expressa Sul tem dez quilômetros de extensão. Desse total, somando-se a etapa a ser inaugurada amanhã, 9,6 quilômetros já foram concluídos.
No trecho Boqueirão-Aviação há três passagens exclusivas para pedestres: junto à Rua Quito, entre as Ruas Filipinas e Guatemala e da Avenida São Paulo. Para veículos e pedestres também são três, localizadas na altura das Ruas Sorocaba, Honduras e Avenida Júlio de Mesquita.
Um dos destaques da obra é a passagem na altura da Avenida Guilhermina. É a maior de todas já construídas, com 30 metros de extensão e 4,5 metros de altura. Este viaduto permitirá a passagem de ônibus e caminhões.
Ciclovias - Outra importante obra que compõe o sistema viário da Via Expressa é a ciclovia, com 20 quilômetros de extensão. Cerca de 13 quilômetros foram concluídos e os demais estão em fase final de obras. A passagem especial para os ciclistas, com sinalização adequada e paisagismo, acompanha as duas avenidas marginais, em dez quilômetros de cada lado.
Para finalizar a Via Expressa, restará apenas o trecho Mirim-curva do “S”, já em obras.
Histórico - O Acesso 291 era a estrada de dez quilômetros que ligava a cabeceira da Ponte do Mar Pequeno, no início da Rodovia dos Imigrantes, à Curva do “S”, no entroncamento da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55) com a Rodovia Pedro Taques.
O trecho compreendido entre a entrada de Praia Grande até a ponte denomina-se Avenida Ayrton Senna.
Em seu primeiro mandato (1993-96), o prefeito Alberto Mourão conseguiu que a administração do Acesso 291 passasse para a Prefeitura. “Já tínhamos em mente um projeto de duplicação”, revela o prefeito. A partir do momento que a via passou a ser administrada pela Prefeitura, começou a receber uma série de serviços que melhoraram suas condições, pois a manutenção do DER era muito precária.
Com a Via Expressa acaba a triste história do Acesso 291, feita de vários capítulos de acidentes e atropelamentos. Por ano, morriam na pista pelo menos 20 pessoas, vítimas fatais dos cerca de 400 acidentes ocorridos anualmente, de acordo com dados da Polícia Rodoviária.
A construção de 21 passagens sob a pista, ciclovia na sua extensão de dez quilômetros (20 km no total, pois cada ciclovia margeia a pista nos dois sentidos), alças de acesso e duplicação colabora para a diminuição dessas estatísticas e esse é o principal objetivo da obra, segundo Mourão.
A duplicação do antigo Acesso 291 implicou na retirada das lombadas, alvo de queixas antigas dos motoristas, mas necessárias até então para diminuir os riscos de acidentes. Com a retirada, a velocidade permitida passou a ser própria de vias expressas, o que facilita a fluidez do trânsito. Os trevos foram eliminados e o acesso da pista para os bairros se deu por meio de alças e retornos, dentro do chamado “padrão DER” ou “pingos”, como os existentes na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, no trecho que vai de Praia Grande a Peruíbe.
Imigrantes - Além de modernizar o sistema viário de Praia Grande, a Via Expressa Sul é uma iniciativa concreta de uma prefeitura da Região Metropolitana para se adequar à realidade da duplicação da Imigrantes, com recursos próprios.
Transformado em free way, o acesso tem um importante caráter regional. A drenagem de 20 quilômetros de canais que margeiam a Via Expressa também trouxe reflexos positivos para a periferia, com a redução de alagamentos e enchentes, as principais vias de escoamento das águas da maioria dos bairros situados na antiga Terceira Zona Residencial.
A via tem um intenso movimento de ciclistas, que também eram vítimas de acidentes, alguns fatais, daí a importância da ciclovia ao longo das suas marginais.
Empregos - A construção da Via Expressa Sul representou uma nova revolução em Praia Grande, como a ocorrida na Administração 93-96, quando a Cidade ganhou uma nova cara, não apenas com a urbanização da orla, mas também com as mudanças no sistema viário. Como se sabe, essas obras causaram um grande impacto no desenvolvimento local. E os reflexos dessa nova obra de envergadura estão sendo sentidos na economia local.
A interferência urbanística que o Governo Municipal vem fazendo desde 1995 no Acesso 291 já provocou um aumento de 1000% no número de estabelecimentos comerciais ao longo dos seus dois corredores marginais. Desde o asfaltamento das avenidas Ministro Marcos Freire e Roberto Almeida Vinhas (duas marginais à Via Expressa), passando pela construção das rotatórias e viaduto na entrada da Cidade, até hoje, com as obras da nova via, foram registradas cerca de 300 novas empresas na área. Uma evolução considerável, se levado em conta que, entre os anos de 1974 a 1993, havia uma média de 28 empresas, de acordo com os arquivos da Secretaria de Finanças. Com a Via Expressa Sul, os índices tendem a crescer ainda mais.
Integração - A Via Expressa Sul representa também a integração total entre os bairros da Cidade: as chamadas Primeira e Segunda Zonas Residenciais (todos os bairros situados entre a pista e a praia) com a Terceira Zona, da periferia, o que acabava criando uma segregação social na comunidade. Com a construção das passagens de pedestres e de veículos toda a cidade está unida por meio do fácil acesso de um bairro ao outro, além da valorização imobiliária que essa integração possibilita.
A entrega oficial das obras de reurbanização da Avenida dos Sindicatos está marcada para as 14 horas. A via concentra o maior número de colônias de férias da América do Sul (32 de 64 existentes no município) e está de visual novo no trecho entre a Avenida Castelo Branco e a Rua Carlos Vanderlinde.
O trecho reurbanizado ganhou calçadas mais largas e teve seu leito carroçável remodelado e pavimentado. Também foram construídos 34 boxes para o comércio local, com cobertura moderna e um posto de informações.
O secretário de Trânsito e Transportes, Antonio Freire de Carvalho Filho, que coordena o Departamento de Projetos Especiais e é responsável pela obra, ressaltou que o projeto priorizou os pedestres e garante o fluxo de veículos, com rua pavimentada e com o espaço devido à passagem de carros e ônibus.
“A execução da obra teve várias etapas. Iniciou com retirada dos blocos sextavados da avenida. Seguiu com a readequação do sistema de captação de águas pluviais e outros serviços na estrutura subterrânea, trabalhos executados conjuntamente com as empresas concessionárias dos serviços de esgoto e de telefonia; alvenaria, acabamento e, por fim, a instalação das coberturas de policarbonato e o paisagismo”, explicou.
Os boxes são geminados, com área interna de 4,35 metros de largura por 2,85 metros de comprimento. Na área externa de cada unidade foram instaladas coberturas com policarbonato, para proteger os usuários da chuva ou do sol intenso. “Sob essa proteção, os consumidores terão à disposição mesas padronizadas. Serão seis mesas para cada boxe de alimentação”, ressaltou o secretário.
O local tem ainda cabines técnicas para medição de água e luz, banheiros públicos e tratamento paisagístico.
Via Expressa Sul – Um dos maiores investimentos feitos na região pelo menos nos últimos 30 anos, a Via Expressa Sul terá sua terceira etapa, que abrange os bairros Boqueirão até Aviação, inaugurada às 15 horas. Uma das obras mais modernas do sistema viário da Baixada, envolve investimentos de cerca de R$ 75 milhões, desde 1995, quando teve início a construção do Complexo Viário Xixová. Mais de 90% são de recursos próprios do Município. O trecho a ser entregue teve um custo de R$ 28 milhões.
Os serviços de transformação do antigo Acesso 291 em Via Expressa Sul compreendem drenagem, duplicação, implantação de viadutos para pedestres e de veículos sob a pista, ciclovias e paisagismo. A Via Expressa Sul tem dez quilômetros de extensão. Desse total, somando-se a etapa a ser inaugurada amanhã, 9,6 quilômetros já foram concluídos.
No trecho Boqueirão-Aviação há três passagens exclusivas para pedestres: junto à Rua Quito, entre as Ruas Filipinas e Guatemala e da Avenida São Paulo. Para veículos e pedestres também são três, localizadas na altura das Ruas Sorocaba, Honduras e Avenida Júlio de Mesquita.
Um dos destaques da obra é a passagem na altura da Avenida Guilhermina. É a maior de todas já construídas, com 30 metros de extensão e 4,5 metros de altura. Este viaduto permitirá a passagem de ônibus e caminhões.
Ciclovias - Outra importante obra que compõe o sistema viário da Via Expressa é a ciclovia, com 20 quilômetros de extensão. Cerca de 13 quilômetros foram concluídos e os demais estão em fase final de obras. A passagem especial para os ciclistas, com sinalização adequada e paisagismo, acompanha as duas avenidas marginais, em dez quilômetros de cada lado.
Para finalizar a Via Expressa, restará apenas o trecho Mirim-curva do “S”, já em obras.
Histórico - O Acesso 291 era a estrada de dez quilômetros que ligava a cabeceira da Ponte do Mar Pequeno, no início da Rodovia dos Imigrantes, à Curva do “S”, no entroncamento da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55) com a Rodovia Pedro Taques.
O trecho compreendido entre a entrada de Praia Grande até a ponte denomina-se Avenida Ayrton Senna.
Em seu primeiro mandato (1993-96), o prefeito Alberto Mourão conseguiu que a administração do Acesso 291 passasse para a Prefeitura. “Já tínhamos em mente um projeto de duplicação”, revela o prefeito. A partir do momento que a via passou a ser administrada pela Prefeitura, começou a receber uma série de serviços que melhoraram suas condições, pois a manutenção do DER era muito precária.
Com a Via Expressa acaba a triste história do Acesso 291, feita de vários capítulos de acidentes e atropelamentos. Por ano, morriam na pista pelo menos 20 pessoas, vítimas fatais dos cerca de 400 acidentes ocorridos anualmente, de acordo com dados da Polícia Rodoviária.
A construção de 21 passagens sob a pista, ciclovia na sua extensão de dez quilômetros (20 km no total, pois cada ciclovia margeia a pista nos dois sentidos), alças de acesso e duplicação colabora para a diminuição dessas estatísticas e esse é o principal objetivo da obra, segundo Mourão.
A duplicação do antigo Acesso 291 implicou na retirada das lombadas, alvo de queixas antigas dos motoristas, mas necessárias até então para diminuir os riscos de acidentes. Com a retirada, a velocidade permitida passou a ser própria de vias expressas, o que facilita a fluidez do trânsito. Os trevos foram eliminados e o acesso da pista para os bairros se deu por meio de alças e retornos, dentro do chamado “padrão DER” ou “pingos”, como os existentes na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, no trecho que vai de Praia Grande a Peruíbe.
Imigrantes - Além de modernizar o sistema viário de Praia Grande, a Via Expressa Sul é uma iniciativa concreta de uma prefeitura da Região Metropolitana para se adequar à realidade da duplicação da Imigrantes, com recursos próprios.
Transformado em free way, o acesso tem um importante caráter regional. A drenagem de 20 quilômetros de canais que margeiam a Via Expressa também trouxe reflexos positivos para a periferia, com a redução de alagamentos e enchentes, as principais vias de escoamento das águas da maioria dos bairros situados na antiga Terceira Zona Residencial.
A via tem um intenso movimento de ciclistas, que também eram vítimas de acidentes, alguns fatais, daí a importância da ciclovia ao longo das suas marginais.
Empregos - A construção da Via Expressa Sul representou uma nova revolução em Praia Grande, como a ocorrida na Administração 93-96, quando a Cidade ganhou uma nova cara, não apenas com a urbanização da orla, mas também com as mudanças no sistema viário. Como se sabe, essas obras causaram um grande impacto no desenvolvimento local. E os reflexos dessa nova obra de envergadura estão sendo sentidos na economia local.
A interferência urbanística que o Governo Municipal vem fazendo desde 1995 no Acesso 291 já provocou um aumento de 1000% no número de estabelecimentos comerciais ao longo dos seus dois corredores marginais. Desde o asfaltamento das avenidas Ministro Marcos Freire e Roberto Almeida Vinhas (duas marginais à Via Expressa), passando pela construção das rotatórias e viaduto na entrada da Cidade, até hoje, com as obras da nova via, foram registradas cerca de 300 novas empresas na área. Uma evolução considerável, se levado em conta que, entre os anos de 1974 a 1993, havia uma média de 28 empresas, de acordo com os arquivos da Secretaria de Finanças. Com a Via Expressa Sul, os índices tendem a crescer ainda mais.
Integração - A Via Expressa Sul representa também a integração total entre os bairros da Cidade: as chamadas Primeira e Segunda Zonas Residenciais (todos os bairros situados entre a pista e a praia) com a Terceira Zona, da periferia, o que acabava criando uma segregação social na comunidade. Com a construção das passagens de pedestres e de veículos toda a cidade está unida por meio do fácil acesso de um bairro ao outro, além da valorização imobiliária que essa integração possibilita.