Powerlifting de PG é ouro no Campeonato Mundial

Jaime Reverte destaca-se na categoria máster

29/10/2019

Integrante da equipe da Academia Reverte de Praia Grande (que conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL), o atleta Jaime Ferreira Reverte conquistou a medalha de ouro no 14º Campeonato Mundial de Powerlifting, evento da Confederação Brasileira de Atletas de Força (Conbrafa), Federação Paulista de Levantamento Básicos do Interior e Governo do Estado de São Paulo. A disputa, finalizada no último domingo (27), ocorreu na Cidade de Catanduva.

O atleta de Praia Grande competiu na categoria máster (mais de 40 anos), no peso corporal até 90 kg, na prova de levantamento terra (retirar a barra do chão com os braços esticados, basicamente com movimentos de pernas, tronco e ombros). Ele fez três içadas: 250kg, 260kg e 270kg. Ou seja, Reverte levantou três vezes o próprio peso.

“Fiquei muito feliz pelo meu resultado porque estava desgastado, com dores nas coxas e machucados nas mãos. Vinha do Olympia, realizado na semana passada, uma competição muito forte na qual também venci. Foi um Campeonato de superação”, destacou Reverte. “Encerro este ano como campeão paulista e brasileiro de levantamento terra e powerlifting, campeão Pro Liga Olympia e Mundial WABDL. Uma temporada vitoriosa, já projetando novos desafios para 2020”.

Dados – Neste ano, em outubro também, a equipe da Academia Reverte de Praia Grande (que conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) conquistou três troféus (dois de primeiro lugar e um de terceiro) no Campeonato The Cage Pro Liga Powerlifting (Levantamento de Força)/Joe Weider’s Olympia Amateur Brasil – evento que integra a Brasil Trading Fitness and Wellness Fair - competição mais importante da América do Sul. De Praia Grande, na categoria máster (mais de 40 anos), Jaime Reverte foi o grande campeão do evento ao bater o recorde do Campeonato por duas vezes, erguendo 260 e 270 quilos, respectivamente. Na open (aberta – idade livre), na feminina, primeiro lugar para Lígia Sophia. Já Rodrigo Pita assegurou a terceira colocação e Luiz Rufino Silva a quarta.

Em agosto deste ano, a equipe da Academia Reverte de Praia Grande/SEEL faturou medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Supino e Levantamento Terra, evento regido pela Confederação Brasileira de Powerlifting (Conbrap) e da Global Powerlifting Committee (GPC). Dois atletas de Praia Grande venceram na disputa do levantamento terra (retirada de peso do chão com as forças das pernas e braços). Bruno Teixeira Cunha ganhou na categoria sub-júnior (até 17 anos), no peso até 67,5, e Jaime Ferreira Reverte na máster 1 (40 a 44 anos), peso até 82,5 quilos. Bruno foi ainda eleito como o segundo melhor atleta de toda a competição.

Em julho, também no Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças, em Santos, a equipe da Academia Reverte/SEEL Praia Grande terminou em segundo lugar na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Powerlifting (Levantamento de peso básico ou de potência). Individualmente, destaque para o praia-grandense Jaime Ferreira Reverte que foi campeão da categoria máster (mais de 40 anos), peso até 82,5 quilos, e considerado o melhor atleta do Campeonato na faixa etária. Além dele, também destacaram-se por Praia Grande com medalhas de ouro os atletas Luiz Rufino Silva, Sandro Gonzaga e Lígia Sophia.

No mesmo mês, também no Ginásio Rebouças, em Santos, Jaime Reverte disputou e venceu o Campeonato Santista de Levantamento Terra, na categoria absoluta (sem limite de idade), no peso até 82,5 kg. Em março, a equipe da Academia Reverte de Praia Grande já havia conquistado o título de campeã geral do Campeonato Paulista de Powerlifting, evento regido pela Conbrap e GPC. Os destaques do time praia-grandense foram Jaime Ferreira Reverte que foi campeão geral da categoria máster 1 – 40 a 44 anos (prova do levantamento terra) e segundo melhor atleta da máster no combinado (supino e levantamento terra) e Luiz Carlos Rufino que foi campeão na especial (idade livre) no levantamento terra e vice-campeão no combinado.