Transbordo Municipal de Praia Grande está de cara nova

Local, todo reformado em 2018, está recebendo novo paisagismo

6/11/2019

O Transbordo Municipal de Resíduos de Praia Grande, localizado no loteamento Jardim Aprazível, no Bairro Vila Sônia, está recebendo novo paisagismo, melhorando o aspecto urbano do local. A ação teve início com a remodelação do espaço, iniciada no último ano, que contou com diversas melhorias como a construção de nova balança e nova rampa de acesso. A próxima etapa dos trabalhos incluirá também ampliação do local, com construção de novas salas na sede do local, além de mudanças na entrada do espaço, que deve ser remanejada para a via lateral, melhorando o fluxo viário no trecho. As novas ações farão parte das obras já em andamento de remodelação da Avenida do Trabalhador.

Dentre as melhorias no paisagismo do local, a Secretaria de Serviços (Sesurb) tem instalado diversas espécies nativas e exóticas em todo arredor como as flores de Hibiscos (Hibiscus) e Alamandas (Allamanda catártica), ornamentais como Pleomele (Dracaena Reflexa), e árvores como Guanandi (Calophyllum Brasiliense), Pandanus (Pandanus Veitchii) e Palmeira Jerivá (Syagrus Romanzoffiana).

O subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos da Sesurb, Marcelus Condé Machado, explicou que todo o trabalho integra a remodelação que o local vem passando nos últimos anos. “A área de transbordo de resíduos de Praia Grande é um espaço regular, limpo e muito organizado. Estamos oferecendo assim também um local mais agradável para quem trabalha no Transbordo. Além disso, todo o paisagismo que está acontecendo no local oferece também até mais beleza ao espaço”.

A área está recebendo atualmente também alambrado no galpão existente no local, evitando assim acesso de aves. Além disso, está prevista para acontecer nos próximos meses ampliação do local, com a reforma da sede onde atuam os funcionários, que ganhará novas salas e novos banheiros.

Remodelação – Com o intuito de oferecer mais eficiência no transporte de detritos recolhidos durante a coleta de lixo domiciliar de Praia Grande, a Sesurb realizou em 2018 a reforma de toda área do Transbordo Municipal. O local recebeu a construção de nova rampa, que agilizou o serviço de carga e descarga dos caminhões que realizam o transporte até os aterros sanitários fora da Cidade. A área passou a contar também com nova guarita e instalação de sistema completo de vídeomonitoramento.

O local recebeu ainda sistema de captação de águas pluviais para reuso, que está sendo utilizado na lavagem do pátio de manobras de caminhões. Além disso, a área recebeu ainda um triturador de galhos de árvores e os resíduos dessa ação está sendo reutilizado em serviços de jardinagem.

A área contou ainda com a construção de nova balança para a pesagem de caminhões de coleta (totalizando duas), nova guarita e melhoria no sistema de drenagem de todo o espaço e nos muros laterais. E, além disso, o talude recebeu o plantio de grama.

Fez parte também das melhorias no local a formalização de ex-catadores de lixo que atuavam no local de forma irregular através da criação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar), que junto com a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) é responsável hoje pelo serviço de Coleta Seletiva da Cidade. A Prefeitura construiu novo galpão no Bairro Antártica, além de ter adquirido os equipamentos necessários para o trabalho dos recicladores.

Histórico – O antigo aterro sanitário de Praia Grande foi desativado em 22 de janeiro de 2004, quando houve um termo de ajustamento de conduta entre a Prefeitura e a Cetesb. O documento previu o fechamento da área e início do funcionamento do Transbordo Municipal, em funcionamento desde então na Avenida do Trabalhador, 2342, Bairro Vila Sônia, na divisa com o Bairro Sítio do Campo.

O trabalho no local é contínuo (sendo realizado das 7 às 24 horas, 7 dias da semana). Ao longo de todo dia, é realizada a descarga dos materiais pelos caminhões que realizam a coleta de lixo domiciliar e na sequência outros veículos são carregados para encaminhar no mesmo dia os materiais aos aterros sanitários Sítio das Neves - Terrestre Ambiental Ltda, em Santos, e Lara Central de Tratamento de Resíduos, em Mauá.

Obras em andamento – E as novas mudanças no local serão realizadas durante o serviço de remodelação da Avenida do Trabalhador, onde estão sendo executados trabalhos em 2,5 km da via, beneficiando os bairros Antártica, Glória, Vila Sônia e Sítio do Campo. O projeto prevê diversas ações, com destaque para a colocação de uma nova rede de drenagem com maior capacidade de captação das águas pluviais ao longo da via, que ganhará também trechos duplicados, ciclovias, ciclofaixas e calçadas urbanizadas. O investimento total nas obras será de cerca de 27,8 milhões.