Alunos da EM Fued Temer recebem certificado de formatura do Gape

Ao todo, programa da GCM atendeu cerca de 1400 estudantes de nove escolas

2/12/2019

Na última sexta-feira (29), 215 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da EM Professor Fued Temer, no Bairro Guilhermina, participaram da formatura do curso “Ensinando a Viver”. A atividade, ministrada Grupo de Apoio À Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, ocorreu ao longo do ano. Em 2019, o Gape atendeu cerca de 1400 meninos e meninas de nove escolas.

A formatura ocorreu com a presença dos pais e responsáveis que puderam ver os filhos receberem os certificados das mãos dos guardas municipais responsáveis em ministrar as aulas. Um a um, os 215 estudantes foram chamados a frente para serem contemplados. Além de ganhar os diplomas, em uma só voz, os jovens cantaram e encantaram aos presentes uma versão da música We Are the World.

O guarda Eli de Moura Veronez, que aplica o curso nas salas de aula, lembrou aos alunos que os ensinamentos do Gape não encerram com a entrega dos certificados. “Nunca se esqueçam, o que aprenderam durante o curso não tem validade. Tudo o que ensinamos serve para o resto da vida. Ficamos felizes com o empenho e dedicação de todos os estudantes ao longo do ano”, destacou o GCM.

De acordo com a diretora da EM Fued Temer, Luciana Martins Nicolosi, os alunos superaram as expectativas durante a realização do Ensinando a Viver. “Vocês conseguiram mais uma conquista. O sucesso que colhemos hoje é mérito de todos os envolvidos. Pois todos nós, pais, professores, equipe técnica e os guardas da GCM fazemos parte de uma equipe. Somos imensamente gratos em receber o programa por mais um ano”.

“Ensinando a Viver” – Voltado aos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto tem como objetivo trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade, estimulando a autoestima, a valorização dos vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

Realizado desde 2007, conta com parceria da Secretaria de Educação do Município, que cede espaço na grade curricular das escolas municipais e se responsabiliza pela confecção das apostilas que são utilizadas nas aulas. Até hoje mais de dez mil alunos receberam as orientações do GAPE. As aulas duram por volta de 45 minutos e acontecem uma vez por semana em cada escola. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido com seus familiares e amigos.

Confira o cronograma de formatura:

03/12, às 13h30, E. M. José Júlio Martins Baptista
04/12, às 09h00, E. M. Vila Mirim
05/12, às 09h00, E. M. Professora Isabel Figueroa Brefere
06/12, às 13h30, E. M. Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos.